· ABRANTES, A. A.; MARTINS, L. M. A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento. Interface- Comunic., Saúde, Educ., v. 11, n. 22, maio/agosto 2007. p. 313-325.
· Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v11n22/10.pdf.
· ALMEIDA, F. Q. de A.; GOMES, I. M.; BRACHT, V. Bauman & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
· CORAZZA, S. M. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 105-131.
· LEÃO, Andréa Borges. Norbert Elias & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
· LUDKE, M. O professor e sua formação para a pesquisa. Ecos- Revista Científica. São Paulo. v.7, n. 2, jul./dez.2005. p.333-349.
· MOITA, F. M. G. da S.; BEZERRA, F. C. Ensino- pesquisa- extensão: um exercício de indissociabilidade.
· Revista Brasileira de Educação. v. 4, n. 41, maio/ago. 2009. p.269-280.
VEIGA, C. G. A escolarização como projeto de civilização. Revista Brasileira de Educação. nº 21,set./out./Nov./dez. 2002. p.90-103