Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TÓPICOS ESPECIAIS DE ENSINO II ( EPS05979 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
a) (RE) Conhecer a pesquisa como prática docente no e com o cotidiano do ensino da Geografia escolar. b) Exercitar procedimentos de pesquisa docente na Geografia escolar. c) Relacionar a pesquisa à aplicação de procedimentos didáticos e ao uso de recursos didáticos em situações de aprendizagem geográfica.

Ementa
Os procedimentos didáticos no ensino de Geografia e no cotidiano escolar. Criação, elaboração, seleção, avaliação e uso de recursos didáticos no ensino de Geografia. A pesquisa como possibilidade de criação de procedimentos técnicos e de recursos didáticos para o ensino de Geografia.

Bibliografia
PONTUSCHKA, N. ; PAGANELLI, T. & CACETE, N. Para ensinar e aprender Geografia.São Paulo: Cortez, 2007. CARLOS, A. F. A. (org.). A Geografia na sala de aula.São Paulo: Contexto, 1999. BRASIL. Secretaria de Educação BásicaParâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; parte IV; Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. p. 30-36. CADERNOS CEDES – Educação geográfica– teorias e práticas docentes. Papirus: Campinas, 2005.

Bibliografia Complementar
______Do desenho ao mapa:iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. ______; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico ensino e representação. São Paulo: Contexto, [1989] 2006. CASTELLAR, S. (org.). Educação geográfica:teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005. CASTROGIOVANNI, A. C. (org.). Ensino de Geografia– práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. ______; KAERCHER, N. A. e REGO, N. (orgs.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio.Porto Alegre: Artmed, 2007. CAVALCANTI, Lana de Souza A formação de professores de Geografia; o lugar da prática de ensino. In: TIBALLI, E. F. A; CHAVES, S. M. (orgs.). Concepções e práticas de professores; diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 189-206. SCHÄFFER, N. O. et alli. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.
Carregando...