Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PEE em Geopedologia ( GEO05814 )
Unidade:
Departamento de Geografia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
15
Número de Créditos:
0

Objetivos
Importância e objetivos do Ensino da Pedologia na Educação Básica. Tendências atuais para o ensino da Pedologia: pressupostos teóricos, procedimentos e técnicas. Análise e organização de programas de ensino. Análise e utilização de livros didáticos e paradidáticos.

Ementa
        Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina geopedologia, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

Bibliografia
BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília: v. 134, 23 dez. 1996. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: História, Geografia. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Geografia. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. MATURANA, Humberto R.,; VARELA, Francisco J.,. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 5. ed. São Paulo: Palas Athena, 2005. 283 p. MEC/SEF. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Introdução, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Fundamental, 1997. KER, João Carlos (Ed.) et al. Pedologia: fundamentos. 1. ed. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2012. RESENDE, M. et al. Pedologia: base para distinção de ambientes. 5. ed. rev. Lavras, MG: UFLA, 2007. SANTOS, Raphael David dos et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 5. ed. rev. e ampl. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2005. VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 496 p.

Bibliografia Complementar
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: 8 maio 2001. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP nº. 21/2001 CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP 27/2001, altera alínea c do parecer CNE/CP009/2001. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP 28/2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP nº. 21/2001. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília: Seção 1, p. 31, 9 abr. 2002. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília: Seção 1, p. 9, 4 mar. 2002. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES Nº. 14/2002. Estabelece Diretrizes Curriculares para o Curso de Geografia. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CES nº 329/2004. Trata da carga horária mínima dos cursos de Graduação, Bacharelado, na modalidade presencial.
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