Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Empreendedorismo ( DEF14022 )
Unidade:
Departamento de Ciências Florestais e da Madeira
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Ao final desta disciplina os discentes deverão ser capazes de compreender as características de um empreendedor e de um empreendimento de sucesso, de desenvolver e analisar um modelo de negócio, como síntese de uma proposta consistente, e a partir daí, serem capazes de desenvolver um plano de negócio, fundamentado em técnicas econômicas, contábeis e administrativas. Deverão ainda ter a capacidade de realizar uma avaliação estratégica do negócio, que lhes permita utilizar seus conhecimentos com uma visão mais abrangente na elaboração do plano de negócio. Com isso, deverão ser capazes de planejar a implantação ou a ampliação de um negócio, aumentando as chances de sucesso do empreendimento.

Ementa
Modelo de negócio; abordagem macro do plano de negócio; análise de mercado; plano de produção, plano de marketing; plano financeiro; avaliação estratégica; e avaliação do plano de negócio.

Bibliografia
CASAROTTO FILHO, N. Elaboração de projetos empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. São Paulo, SP: Atlas, 2009. 248 p. ISBN 9788522453702. HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 7. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2009. 662 p. ISBN 9788577803460. MAXIMIANO, A. C. A. Empreendedorismo. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. 170 p. ISBN 9788564574342.

Bibliografia Complementar
CASAROTTO FILHO, N.; KOPTTKE, B. H. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 411 p. ISBN 9788522457892. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 136 p. ISBN 9788535227611. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 232 p. ISBN 9788535232707. HIRSCHFELD, H. Engenharia Econômica e Análise de Custos: aplicações práticas para economistas, engenheiros, analistas de investimentos e administradores. 7. ed. rev. atual e ampl. São Paulo: Atlas, 2000. 519 p. ISBN 9788522426621. MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 240 p. ISBN 9788576058762.
Carregando...