Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Desenvolvimento de Novos Produtos ( DEA14025 )
Unidade:
Departamento de Engenharia de Alimentos
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Fornecer aos alunos do curso de Engenharia de Alimentos conhecimentos sobre as definições, a importância e o processo de desenvolvimento de novos produtos, além de conhecimentos sobre etapas e técnicas utilizadas no processo de desenvolvimento de produtos. Estimular a capacidade de melhor compreender o processo de desenvolvimento de produtos. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de reconhecer um problema prático relacionado ao processo de desenvolvimento de produtos em empresas e indústrias alimentícias.

Ementa
Desenvolvimento de novos produtos: introdução, definição e importância. Novos produtos na indústria de alimentos. Categoria de novos produtos. Comportamento do consumidor. Processo de compra e adoção de novos produtos pelos consumidores. Etapas do processo de desenvolvimento de novos produtos. Ciclo de vida de produtos.

Bibliografia
FULLER, G.W. New Food Product Development. CRC Press, 3rd ed., 2011, 487p. IRIGARAY, H. A. et al. Gestão e desenvolvimento de produtos e marcas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 3ª ed., 2011. 148 p. MINIM, V.P.R. (Ed.). Análise Sensorial: estudos com consumidores. Viçosa: UFV, 3ª.ed., 2013. 332p.

Bibliografia Complementar
BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3ªed. São Paulo, SP: Blücher, 2011. 342 p. KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12ª ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 2009. 600 p. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2006. 720 p. PINHEIRO, R. M. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006. 164 p. ROZENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. 542 p. 
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