Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Desenvolvimento na Segunda Infância (6-12 anos) ( DTO12838 )
Unidade:
Departamento de Terapia Ocupacional
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetiva apresentar a história da criança no Brasil; sobre a psicologia do desenvolvimento; sobre as crianças em situação de vulnerabilidade e exclusão social e nos contextos de violência; além dos contextos de diversidade cultural. Situações escolares/educacionais e da educação inclusiva. Casos e estudos sobre alterações do desenvolvimento e suas consequências (TDAH, psicoses na infância, autismo). Práticas através de visitas institucionais.

Ementa
História da criança no Brasil; Psicologia do desenvolvimento; Crianças em situação de vulnerabilidade e exclusão social e nos contextos de violência; Contextos de diversidade cultural; Escola/contextos educacionais; Educação inclusiva; Alterações do desenvolvimento e suas consequências (TDAH, psicoses na infância, autismo). Visitas institucionais.

Bibliografia
1.          HUTZ, C. S. Situações de risco e vulnerabilidade na infância e na adolescência: aspectos teóricos e estratégias de intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. 212 p. 2.  PAPALIA, D. E; MARTORELL, G. Desenvolvimento humano. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2022. 3.             SOUZA, Renato Antonio de. Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento de Competência. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2015.

Bibliografia Complementar
1.            ABERASTURY DE PICHÓN RIVIÈRE, A. A criança e seus jogos. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. 88 p. 2.             CARVALHO, A. M.; CARVALHO, A. M. A.; KOLLER, S. H.; LORDELO, E. da R. Infância brasileira e contextos de desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo; Salvador: EDUFBA, 2002. X. 256 p. 3.             LIMA, Caroline C N.; LEON, Juliana M.; MOREIRA, Simone C.; et al. A ludicidade e a pedagogia do brincar. São Paulo: SAGAH, 2018. 4.               LOPES, Joseuda B C.; LOPES, Daiane D.; LEITE, Vania A M.; et al. Educação inclusiva. São Paulo: SAGAH, 2018. 5.             ASSUNÇÃO JUNIOR, F B., KUCZYNSKI, E. Autismo infantil: novas tendências e perspectivas. 2ª Ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2015.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.