Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estruturação de Artigos Científicos sobre Hesitação Vacinal ( PGSC2323 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
 Aperfeiçoar a capacidade de escrita e de diálogo acadêmico;  Analisar criticamente os principais componentes de um artigo científico;  Auxiliar o estudante na estruturação do artigo científico;  Contribuir com o aumento da qualidade da produção científica dos estudantes;  Divulgar a produção científica oriunda da do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva.

Ementa
Disciplina prática dirigida de escrita, voltada para a elaboração e a redação de artigos científicos com o tema Hesitação Vacinal. A disciplina tem como objetivos: desenvolver a avaliação crítica relativa à técnica de elaborar e escrever artigos científicos; preparação de manuscritos, incluindo estilo, apresentação dos gráficos; reconhecimento da importância da divulgação científica e o impacto da ciência na saúde; tipos de artigos científicos e dos principais periódicos científicos; treinamento na busca e na preparação de referências bibliográficas.

Bibliografia
BECKER, HOWARD. TRUQUES DA ESCRITA: PARA COMEÇAR E TERMINAR TESES, LIVROS E ARTIGOS. RIO DE JANEIRO: ZAHAR, 2015. DISPONÍVEL EM < HTTPS://WP.UFPEL.EDU.BR/LEAA/FILES/2015/08/TRUQUES-DA-ESCRITA-HOWARD-S.-BECKER.PDF>. PEREIRA, MAURÍCIO GOMES. DEZ PASSOS PARA PRODUZIR ARTIGO CIENTÍFICO DE SUCESSO. EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE, V. 26, P. 661-664, 2017. DISPONÍVEL EM < HTTPS://WWW.SCIELO.BR/J/RESS/A/TVGZXFRMHZHMF8CKJPD7RXC/?FORMAT=PDF>. PEREIRA, MAURÍCIO GOMES. ARTIGOS CIENTÍFICOS: COMO REDIGIR, PUBLICAR E AVALIAR. RIO DE JANEIRO: GUANABARA KOOGAN, 2018. DISPONÍVEL EM < HTTP://WWW.ADM.UFRPE.BR/SITES/WW4.DEINFO.UFRPE.BR/FILES/ARTIGOS%20CIENTI%CC%81FICOS_REDIGIR%2C%20PUBLICAR%2C%20AVALIAR.PDF>. VOLPATO, GILSON. LUIZ. COMO ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO. ANAIS DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE CIÊNCIA AGRONÔMICA, V. 4, P. 97–115. 2007. DISPONÍVEL EM < HTTPS://WWW.JOURNALS.UFRPE.BR/INDEX.PHP/APCA/ARTICLE/VIEW/93>. KIRCHHOF, A. L. C.; LACERDA, M.R. DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE AUTORES E EDITORES. Reflexão Texto contexto Enferm. Florianópolis. 2012. 21 (1). Disponível em < https://www.scielo.br/j/tce/a/7c7xMd3CpvsXPY9jJMgDwKr/?format=pdf&lang=pt>. GONÇALVES, H; MENASCHE, R. Researching at the interface: problems and challenges from qualitative health research. Interface (Botucatu). 2014; 18(50). Disponível em < https://www.scielo.br/j/icse/a/CnLk539q3kgTYVpjr67PJ9C/?format=pdf&lang=pt>. CÁCERES, A. M.; GÂNDARA, J.P.; PUGLISI, M. L. Redação científica e a qualidade dos artigos: em busca de maior impacto. Artigo Especial. J. Soc. Bras. Fonoaudiol. 2011. 23 (4). Disponível em < https://www.scielo.br/j/jsbf/a/YcNp4q8ky9QYZ8syNSMrRLN/?format=pdf&lang=pt>.

Bibliografia Complementar
MARCONI, MA.; LAKATOS, EM. Metodologia do trabalho científico. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. MINAYO, MCS. ANÁLISE QUALITATIVA: TEORIA, PASSOS E FIDEDIGNIDADE. CIÊNCIA E SAÚDE COLETIVA, 2012. DISPONÍVEL EM HTTPS://DOI.ORG/10.1590/S1413-81232012000300007. DEMO, P. SABER PENSAR É QUESTIONAR. BRASÍLIA: LIBER LIVRO, 2010. P. 9-85.
Carregando...