Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário de Pesquisa ( PGSC2238 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Ementa: Visa fornecer aos alunos ferramentas conceituais e metodológicas para o delineamento dos respectivos projetos de dissertação. Temas que serão discutidos: diferentes tipos de pesquisa, objeto e objetivos, o levantamento da literatura, métodos de coleta e análise dos dados. E ainda, criar um espaço para a socialização dos projetos de dissertação em andamento. Competências e habilidades: - Elaborar projetos dentro da abordagem qualitativa e/ou quantitativa associados a métodos e técnicas específicas; - Criticar os projetos de dissertação em andamento. Bases Tecnológicas: - Tipos de Estudos; - Procedimentos Teóricos, Metodológicos e Éticos e - Projetos de dissertação de mestrandos em Saúde Coletiva (em andamento). Procedimentos metodológicos: Leitura de textos, discussão em grupo e apresentação oral dos projetos de dissertação em andamento, buscando enfatizar a co-gestão do processo ensino-aprendizagem. Avaliação: Apresentação oral do projeto de dissertação, na fase em que o mesmo se encontra.

Bibliografia
GREENBERG, R.S. Epidemiologia clínica. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. GRUBITS, S.; NORIEGA, J.A.V. Método qualitativo: epistemologia, complementaridades e campos de aplicação. São Paulo: Vetor, 2004. HENNEKENS, C.H.; BURING, J. Epidemiology in medicine. Philadelphia: Lippincot Williams & Wilkins, 1987. MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008. PARRA, F.D.; SANTOS, J.A. Metodologia Científica. Ed.Futura, 2001. STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. TURATO, E.R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica comparada e aplicação nas áreas de saúde e humanas. Petrópolis: Vozes, 2003. TOBAR, F.; YALOUR, M. R. Como fazer teses em saúde pública: conselhos e idéias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001. VASCONCELOS, E.M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

Bibliografia Complementar
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