Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia do Cuidar em Saúde Coletiva ( PGSC2229 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos

Ementa
Estuda os aspectos relacionados aos estilos de vida e seus impactos na saúde/qualidade de vida dos grupos humanos. Favorece a reflexão da prática do cuidar de grupos humanos em uma abordagem interdisciplinar.

Bibliografia
ACIOLI, S. O sentido das práticas voltadas para saúde e doenças: maneiras de fazer de grupos da sociedade civil. In: MATTOS, R. A. e PINHEIRO, R. (org.) Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidar da saúde. Rio de Janeiro, IMS-UERJ-ABRASCO, 2001. ALVES, P. C.;MINAYO, M. C. S. (org.). Saúde e doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994. BEMFAM/IBGE - Ministério da Saúde/ Programa de demografia e saúde-DHS - Macro Internacional, Inc. USAID/FNUAP/UNICEF. Brasil: Pesquisa Nacional sobre demografia e saúde, 1996. Rio de Janeiro, 1999. FELIESBERTO, E. Avaliação do processo de implantação da estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes da infância (AIDPI) no Programa saúde da Família (PSF) no estado de Pernambuco de 1998 a 1999. Recife, 2001. FOGOS, A. R.; OLIVEIRA, E. R. A. e GARCIA, M. L. T. Análise dos motivos para o abandono do tratamento - o caso dos pacientes hansenianos da unidade de saúde em Carapina/ES. Revista Hansen. Int. 2000. MARTINS, I. S. et. al. Doenças cardiovasculares artérioscleróticas dislipidemas, hipertensão, obesidade, e diabetes melito em populares da área metropolitana da região sudeste do Brasil: metodologia de pesquisa, 1. Revista da Saúde Pública, São Paulo, v. 17, n. 4, 1993. OLIVEIRA , E. R. A. Proposta diagnóstico: modelo teórico-prático à luz teoria de Lenina e diagnóstico de NANDA. Vitória, ed. autor, 2001. _________. Estratégias de ensino de exame físico. Tese de doutorado. E. E. USP. Ribeirão Preto. Ribeirão Preto,1998. _________. A opinião dos enfermeiros sobre exame físico. Dissertação mestrado. UFRJ. Rio de Janeiro. 1990. _________. Proposta de um modelo de ensino de exame físico para metodologia da assistência de enfermagem. Tese de livre docente. Rio de Janeiro. UNI-RIO. 1990. Pan American Health Organization / World Health Organization. IMCI: malarial, dengue fever and leishmanasis bibliography. nº. 1, march 2001. Série HCT AIEPI-43.1. Washington, USA, 2001.

Bibliografia Complementar
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