Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Curricular Supervisionado de Ciências Sociais I ( EPS14190 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
210
Número de Créditos:
9

Objetivos
.

Ementa
Observação, vivência e análise dos processos envolvendo o ensino e a aprendizagem na escola e em outros espaços educativos. Observação e análise crítica da inserção da disciplina no currículo, das metodologias e planos de ensino, dos conteúdos, materiais e recursos didáticos e dos processos de avaliação utilizados na Sociologia. Ação docente envolvendo a elaboração e operacionalização de projetos pedagógicos, planos de aula e regência.

Bibliografia
JINKINGS, Nise. Ensino de sociologia: Particularidades e Desafios Contemporâneos in: Mediações - Revista de Ciências Sociais / publicação do Departamento de Ciências Sociais, Centro de Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina. v.12, n.1, p.113-130, jan/jun. 2007- Londrina, 2015. PEREIRA, Luiza Helena. Qualificando Futuros Professores de Sociologia. In: Mediações - Revista de Ciências Sociais / publicação do Departamento de Ciências Sociais, Centro de Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina. v.12, n.1, p.143-158, jan/jun.2007. Londrina, 2015. PIMENTA. Selma G. unidade, teoria e prática? 11. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2012. 224 p. ISBN 9788524918872 (broch.).

Bibliografia Complementar
KULCSAR, Rosa. O estágio supervisionado como atividade integradora. In A prática do ensino e estágio supervisionado. PICONEZ, Stela B. (org). 7ª Edição Campinas, SP, Papirus, 2001 LOURENÇO, J.C. Finalidades, Metodologias e Perspectivas do Ensino de Sociologia no Ensino Médio. Revista Habitus - IFCS/UFRJ , Vol. 6 – N. 1. p.67-84. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008 PLANCHAREL, Alice Anabuki; OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de (Org.). Leituras sobre sociologia no ensino médio. Maceió, EDUFAL, 2007. 177 p. ISBN 9788571773493 (broch.). SARANDY, Flávio M. S. Reflexões acerca do sentido da Sociologia no Ensino Médio: desenvolver a perspectiva sociológica: objetivo fundamental da disciplina no Ensino Médio. In: Revista Espaço Acadêmico, ano 01 número 05, Maringa/PR SILVA, Ileizi F. Caderno de metodologias de ensino e de pesquisa / organizador Ileizi Luciana Fiorelli Silva...[et al.]. – Londrina : UEL; SET-PR, 2009. 453
Carregando...