Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Gestão da Educação Básica ( EPS13133 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender os processos de gestão e organização da educação básica no âmbito dos sistemas de ensino e das escolas, com vistas a garantir o direito à educação.

Ementa
Da administração escolar à gestão educacional: questões teórico-conceituais. Garantia do direito à educação no âmbito da gestão escolar. Gestão e organização de sistemas de ensino e das instituições de educação básica. Gestão dos recursos financeiros, do espaço físico e do patrimônio da escola. Projeto político-pedagógico e o planejamento do currículo escolar. Mecanismos de gestão democrática (órgãos colegiados, representação e processos decisórios). Planejamento participativo e a organização do cotidiano da escola de educação básica. Avaliação institucional e em larga escala. Articulação entre escola, família e comunidade.

Bibliografia
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S.  Educação Escolar : políticas, estrutura e organização. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2009. MACHADO, L. M.; FERREIRA, N. S. C. (Org.).  Política e gestão da educação : dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. OLIVEIRA, R. P. de.; ADRIÃO, T. (Org.).  Gestão, financiamento e direito à educação : análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001.  

Bibliografia Complementar
BRASIL.  Constituição da República Federativa do Brasil . 1988. Texto constitucional de 05/10/1988 e emendas. (versão atualizada). BRASIL.  Lei 9.394 , de 20 de dezembro de 1996, que "fixa diretrizes e bases da educação nacional" (Versão atualizada). FRANÇA, M. e BEZERRA, M. C. (Org.).  Política educacional : gestão e qualidade de ensino. Brasília: Líber livro, 2009. PEREIRA, L. C. B. e SPINK, P.  Reforma do Estado e administração pública gerencial . 4.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2001. SAVIANI, D.  Pedagogia histórico-crítica : primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
Carregando...