Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Memorial ( CSO14193 )
Unidade:
Departamento de Ciências Sociais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
135
Número de Créditos:
4

Objetivos
compreender a pesquisa pedagógica como saber profissional orientador da prática de formação de professor; - apresentar uma reflexão sobre as práticas vivenciadas a partir das teorias estudadas, possibilitando a ressignificação dos saberes docentes e a produção de seus conhecimentos; - refletir sobre os aspectos sócio-econômicos-culturais e psicológicos que envolvem o processo educacional; - selecionar, relatar e analisar as vivências representativas da sua prática de formação docente, experimentadas e elaboradas nas atividades de prática como componente curricular,  nas atividades de estágio supervisionado, de modo que possam dar visibilidade ao que foi efetivado ao longo do curso; - apresentar os fatos e acontecimentos que constituíram sua trajetória acadêmico-profissional, situando-os no contexto histórico-cultural mais amplo em que foram vivenciados e  analisados. - relacionar dados e informações do contexto (escola, ONG, empresa, movimento social, etc.) no qual exerceu sua prática pedagógica com os conhecimentos teóricos e  metodológicos das teorias estudadas; - dominar métodos de coleta, análise e interpretação de dados que possibilitem a caracterização física, social e pedagógica da unidade formal ou não formal de ensino na qual atuou; - analisar projetos, programas, metodologias, materiais didáticos e procedimentos de avaliação da unidade formal ou não formal de ensino na qual atuou; - apresentar as informações que constituem e comprovam a prática de formação docente de modo fidedigno e de forma concisa, com destaques para os aspectos essenciais; anexar ao Memorial de Formação descritivo, de acordo com as normas acadêmicas, a documentação comprobatória das atividades desenvolvidas

Ementa
 Elaboração e apresentação do trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Ciências Sociais na forma de Memorial de Formação descritivo sob orientação de um professor.  O Memorial de Formação descritivo se constitui de um trabalho de natureza acadêmico-científica, que deve conter um relato histórico, analítico e crítico a ser desenvolvido de forma  progressiva e articulada com as demais disciplinas, estudos e atividades do curso, sendo considerado um espaço de reflexão sobre as práticas do licenciando ao longo de sua trajetória  de formação.

Bibliografia
 LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Belo Horizonte: UFMG / Porto Alegre: Artmed, 1999. ALVIM, Noeli C. O portfólio na formação reflexiva de professores de educação física. Curitiba: Editora CRV, 2013. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Ensino de 1. e 2. Graus; VIEIRA, Vilca Marlene. Redação: uma experiência de ensino-aprendizagem. Brasilia, 1980.

Bibliografia Complementar
 ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. O Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2006. SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000. ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002. AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2005.
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