compreender a pesquisa pedagógica como saber profissional orientador da prática de formação de professor;
- apresentar uma reflexão sobre as práticas vivenciadas a partir das teorias estudadas, possibilitando a ressignificação dos saberes docentes e a produção de seus conhecimentos;
- refletir sobre os aspectos sócio-econômicos-culturais e psicológicos que envolvem o processo educacional;
- selecionar, relatar e analisar as vivências representativas da sua prática de formação docente, experimentadas e elaboradas nas atividades de prática como componente curricular,
nas atividades de estágio supervisionado, de modo que possam dar visibilidade ao que foi efetivado ao longo do curso;
- apresentar os fatos e acontecimentos que constituíram sua trajetória acadêmico-profissional, situando-os no contexto histórico-cultural mais amplo em que foram vivenciados e
analisados.
- relacionar dados e informações do contexto (escola, ONG, empresa, movimento social, etc.) no qual exerceu sua prática pedagógica com os conhecimentos teóricos e
metodológicos das teorias estudadas;
- dominar métodos de coleta, análise e interpretação de dados que possibilitem a caracterização física, social e pedagógica da unidade formal ou não formal de ensino na qual atuou;
- analisar projetos, programas, metodologias, materiais didáticos e procedimentos de avaliação da unidade formal ou não formal de ensino na qual atuou;
- apresentar as informações que constituem e comprovam a prática de formação docente de modo fidedigno e de forma concisa, com destaques para os aspectos essenciais;
anexar ao Memorial de Formação descritivo, de acordo com as normas acadêmicas, a documentação comprobatória das atividades desenvolvidas