Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Prática de pesquisa e Extensão educacional IV ( CSO14191 )
Unidade:
Departamento de Ciências Sociais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
  diferenciar a avaliação de processos de ensino-aprendizagem da avaliação/verificação de aprendizagem dos estudantes; conceituar de avaliação, sabendo identificar os diferentes níveis de avaliação de políticas, estratégias, planos, projetos e instituições; compreender a avaliação como parte de um sistema de planejamento (planejamento, monitoramento, acompanhamento, avaliação e retroalimentação); desenvolver experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes contextualizadas e interdisciplinares para o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver práticas de ensino-aprendizagem que adotem estratégias inovadoras como: organização temática dos conteúdos trabalhados por área de conhecimento, flexibilização de conteúdos, interdisciplinaridade, contextualização e formulação de atividades formativas de interesse do estudante; empregar metodologias de ensino aprendizagem variadas e adequadas ao conteúdo da disciplina e ao nível de ensino em que atua.

Ementa
 Diagnóstico e prognóstico de problemas envolvendo a prática educacional no âmbito das ciências sociais em diferentes ambientes educativos, quer em instâncias de educação  formal (escolas / sistema tradicional de ensino) quer em instâncias de educação não formal (terceiro setor, mercado, governo / empresas, museus, prisões, etc.). Elaboração de  projetos de intervenção.

Bibliografia
 BELLONI, Isaura; MAGALHAES, Heitor; SOUSA, Luzia Costa. Metodologia de avaliação em políticas públicas:uma experiência em educação profissional. São Paulo: Cortez, 2003. ABRAMOVAY, Miriam; NUNES, Maria Fernanda R. Escolas inovadoras:experiências bem-sucedidas em escolas públicas. Brasília: UNESCO: Ministério da Educação, 2004. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa ação. São Paulo: Cortez, 2005.

Bibliografia Complementar
 AGUIAR, Marcia Angela; FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001. AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional:regulação e emancipação - para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2005. ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002. MORIN, André. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropopedagogia renovada. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
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