Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PSICOLOGIA DA EDUCACAO ( PSI00764 )
Unidade:
Departamento de Psicologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Propiciar ao aluno o acesso e a construção de conhecimentos que permitam refletir acerca da problemática da criança e do adolescente brasileiro. Oportunizar ao aluno análises e reflexões acerca da construção historico-social das noções de criança, família e escola. Estabelecer uma visão crítica a respeito da psicologia na escola através de sua contextualização histórica., Refletir sobre a produção do fracasso escolar caracterizando as diferentes linhas teóricas de explicação do fenomeno. Relacionar aos aspectos descritos acima o lugar da formação do professor no Brasil. Empreender análises a respeito das concepções de aprendizagem presentes no contexto escolar

Ementa
Relação Psicologia e Educação. A dinâmica psico-social da educação: sistema educacional brasileiro, práticas educacionais e cotidiano escolar. Concepções de aprendizagem e processos educacionais. 

Bibliografia
ARIÈS, Philippe. História social da criança da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1984. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Bibliografia Complementar
ARIÈS, Philippe; CHARTIER, Roger (Org.). História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. v 3.  BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. 3.       DONZELOT, Jacques. A polícia das famílias . Rio de Janeiro: Graal, 1986. FREITAS, Marcos Cezar (Org.). História social da infância no Brasil . São Paulo: Cortez: Universidade de São Marcos, 1997. 5.       MARQUES, Vera Regina. A medicalização da raça : médicos, educadores e discurso eugênico. Campinas: Editora da Unicamp, 1994. PATTO, Maria Helena Souza (Org.).  Introdução à psicologia escolar : práticas críticas. São Paulo TA Queiroz, 1983. PRIORE, Mary Del (org.). História das crianças no Brasil . São Paulo: Contexto, 2000. TANAMACHI, Elenita; PROENÇA, Marilene; ROCHA, Marisa (Org.) Psicologia e educação : desafios teóricos-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
Carregando...