Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Currículo da Educação Básica ( TEP13129 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar a constituição histórica do campo do currículo, seus fundamentos e perspectivas;  Conhecer as pesquisas no campo do currículo no  Brasil;  Analisar as atuais políticas curriculares oficiais para a educação básica;  Analisar os currículos da Educação Básica tecidos no cotidiano escolar.

Ementa
A constituição histórica do campo do currículo: fundamentos, concepções e perspectivas. Acompanhamento e análise das atuais políticas do currículo da/na Educação Básica: prática discursiva, cotidiano e cultura escolar, identidade, diferença e diversidade.  

Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB: 2013. GOODSON, Ivon F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Org.). Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

Bibliografia Complementar
ALVES, Nilda. (Org.). Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2004. APPLE. Michael. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000. FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (Org.). Currículos: pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alii, 2013. SACRISTÁN, Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ARTMED, 2000. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.  
Carregando...