Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática de Pesquisa e Extensão Educacional III ( CSO14188 )
Unidade:
Departamento de Ciências Sociais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
  compreender que o ensino da Sociologia na Educação Básica requer traduções e mediações, exigindo a readequação dos termos de linguagem, objetos, conceitos, teorias e temas das Ciências Sociais ao universo cognitivo dos estudantes; desenvolver práticas de ensino-aprendizagem que adotem estratégias inovadoras como: organização temática dos conteúdos trabalhados por área de conhecimento, flexibilização de conteúdos, interdisciplinaridade, contextualização e formulação de atividades formativas de interesse do estudante; projetar e realizar metodologias de ensino aprendizagem variadas e adequadas ao conteúdo da disciplina e ao nível de ensino em que atua como professor; elaborar materiais didáticos empregando diferentes formas de linguagens, tais como: cinema, “games”, história em quadrinhos, charge, notícias, hiper-texto, etc.; compreender como as novas tecnologias de comunicação podem contribuir para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem dialógica e significativa; ter conhecimentos básicos sobre novas tecnologias de comunicação para sua aplicação em aulas, projetos, oficinas, etc.

Ementa
 Planejamento, produção e utilização de recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Produção de materiais didáticos escritos, áudio visuais, jogos, no âmbito  das ciências sociais em diferentes ambientes educativos, quer em instâncias de educação formal (escolas / sistema tradicional de ensino) quer em instâncias de educação  não formal (terceiro setor, mercado, governo / empresas, museus, prisões, etc.). A utilização de metodologias e técnicas pedagógicas e das novas tecnologias de comunicação  no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica.

Bibliografia
 BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008. BLOOM, Benjamin S. Taxionomia de objetivos educacionais. Porto Alegre: Globo, 1972. ARAÚJO, Ulisses F. Temas transversais, pedagogia de projetos e as mudanças na educação. São Paulo: Summus, 2014.

Bibliografia Complementar
 ALBERNAZ, Jussara Martins. Mundo visual desenvolvimento e aprendizagem: mudanças conceituais e novas abordagens teóricas. Vitória: EDUFES, 2010. ALBÓ, Xavier. Cultura, interculturalidade, inculturação:formação sociopolítica e cultural. São Paulo: Loyola, 2005. ARAUJO, Hilton Carlos. Educação através do teatro. Rio de Janeiro: Editex, 1974. BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.  
Carregando...