compreender que o ensino da Sociologia na Educação Básica requer traduções e mediações, exigindo a readequação dos termos de linguagem, objetos, conceitos, teorias e temas das Ciências Sociais ao universo cognitivo dos estudantes;
desenvolver práticas de ensino-aprendizagem que adotem estratégias inovadoras como: organização temática dos conteúdos trabalhados por área de conhecimento, flexibilização de conteúdos, interdisciplinaridade, contextualização e formulação de atividades formativas de interesse do estudante;
projetar e realizar metodologias de ensino aprendizagem variadas e adequadas ao conteúdo da disciplina e ao nível de ensino em que atua como professor;
elaborar materiais didáticos empregando diferentes formas de linguagens, tais como: cinema, “games”, história em quadrinhos, charge, notícias, hiper-texto, etc.;
compreender como as novas tecnologias de comunicação podem contribuir para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem dialógica e significativa;
ter conhecimentos básicos sobre novas tecnologias de comunicação para sua aplicação em aulas, projetos, oficinas, etc.