Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
SOCIOLOGIA DA EDUCACAO ( CSO02635 )
Unidade:
Departamento de Ciências Sociais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. revisar o instrumental teórico-metodológico da sociologia clássica; 2. diferenciar e analisar criticamente o instrumental teórico-metodológico da sociologia da educação contemporânea; 3. captar a especificidade do “recorte” sociológico para a compreensão do processo educacional; 4. reconhecer a sociologia da educação como um campo específico de conhecimento; 5. estudar e aplicar o instrumental teórico-metodológico da sociologia clássica e da sociologia contemporânea na análise e compreensão do processo educacional na sociedade contemporânea; 6. distinguir questões sociais de questões sociológicas e transformar problemas sociais em problemas sociológicos passíveis de análise e compreensão no campo da educação; 7. interpretar fatos e processos sociais ocorridos no “espaço da escola”, de acordo com as diversas abordagens (clássicas e contemporâneas) da sociologia da educação; 8. compreender a educação como processo de socialização que carrega em si o potencial da reprodução e da transformação da sociedade; 9. refletir sobre as práticas educativas como relações sociais ocorridas no contexto da sociedade contemporânea; 10. analisar o contexto sócio-político-cultural no qual se realizam as práticas educativas, como forma de valorizar o trabalho docente; 11. enfrentar os desafios das situações de ensino pela valorização identitária e profissional do professor.

Ementa
A abordagem sociológica no estudo dos problemas educacionais. Estudo analítico das principais correntes do pensamento sociológico-educacional. A sociologia da educação no Brasil. Os desafios à educação impostos pela contemporaneidade.

Bibliografia
FERREIRA, R. A. “Sociologia da Educação: uma análise de suas origens e desenvolvimento a partir de um enfoque da Sociologia do Conhecimento”, Revista Lusófona de Educação, 105-120. 2006; TEDESCO, J. C. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática, 1998; ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A. T. (Orgs.). Itinerários de pesquisa – perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003;

Bibliografia Complementar
FARIAS, M. S. de F. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Liber Livro, 2006; FORQUIN, J. C. (org.). Sociologia e educação: dez anos de pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1995; NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Escritos em educação – Pierre Bourdieu. Petrópolis: Vozes, 1998; RODRIGUES, A. T. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000; SIROTA, R. A escola primária no cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994;
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