Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Prática de Pesquisa e Extensão Educacional II ( CSO14187 )
Unidade:
Departamento de Ciências Sociais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
  capacidade de compreender os materiais didáticos como recurso metodológico facilitador do ensino e da aprendizagem do estudante;   capacidade de compreender o material didático como recurso a partir do qual o estudante elabora seu próprio conhecimento;  domínio dos referenciais em nível federal, estadual e municipal da área de Ciências Sociais para a Educação Básica capacidade de analisar, comparativamente, materiais didáticos produzidos e disponibilizados considerando a pertinência entre seus conteúdos, objetivos e propostas metodológicas em relação aos referenciais didáticos da disciplina para a Educação Básica. capacidade de avaliar materiais didáticos, comparativamente, referente à veiculação de preconceitos de origem, cor, condição socioeconômica, etnia, gênero, ou qualquer outra forma de discriminação;  capacidade de avaliar a correção dos conteúdos propostos nos materiais didáticos de acordo com os conceitos científicos das Ciências Sociais e a pertinência e coerência de informações históricas, geográficas, estatísticas, etc.  capacidade de avaliação em relação aos aspectos formais do material didático, como adequação ao público alvo, qualidade dos recursos áudio visuais, formato e clareza do texto, citações e referências, linguagem hiper-textual.

Ementa
 Análise, avaliação e seleção de materiais didáticos produzidos no âmbito das ciências sociais em diferentes ambientes educativos, quer em instâncias de educação  formal (escolas / sistema tradicional de ensino) quer em instâncias de educação não formal (terceiro setor, mercado, governo / empresas, museus, prisões, etc.) e  divulgados em formatos escrito, audiovisual.

Bibliografia
 MARTIN-BARBERO, Jesus; REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção científica. São Paulo: Editora SENAC, 2001. PENTEADO, Heloisa Dupas. Pedagogia da comunicação: teorias e práticas. São Paulo: Cortez, 1998. COLL, César; e outros. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1999.

Bibliografia Complementar
 ARAÚJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva (Org.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009. ARMSTRONG, Robert J. Desarrollo y evaluacion de objetivos de conducta. Buenos Aires: Guadalupe, 1970. BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artmed, 1995. ASSMANN, Hugo; LOPES, Rosana Pereira (Coord.). Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005. BRASIL. Departamento de Ensino Médio. O planejamento das estratégias de ensino: considerações básicas. Brasília, 1977.
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