capacidade de compreender os materiais didáticos como recurso metodológico facilitador do ensino e da aprendizagem do estudante;
capacidade de compreender o material didático como recurso a partir do qual o estudante elabora seu próprio conhecimento;
domínio dos referenciais em nível federal, estadual e municipal da área de Ciências Sociais para a Educação Básica
capacidade de analisar, comparativamente, materiais didáticos produzidos e disponibilizados considerando a pertinência entre seus conteúdos, objetivos e propostas metodológicas em relação aos referenciais didáticos da disciplina para a Educação Básica.
capacidade de avaliar materiais didáticos, comparativamente, referente à veiculação de preconceitos de origem, cor, condição socioeconômica, etnia, gênero, ou qualquer outra forma de discriminação;
capacidade de avaliar a correção dos conteúdos propostos nos materiais didáticos de acordo com os conceitos científicos das Ciências Sociais e a pertinência e coerência de informações históricas, geográficas, estatísticas, etc.
capacidade de avaliação em relação aos aspectos formais do material didático, como adequação ao público alvo, qualidade dos recursos áudio visuais, formato e clareza do texto, citações e referências, linguagem hiper-textual.