Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática de Pesquisa e Extensão Educacional I ( CSO14185 )
Unidade:
Departamento de Ciências Sociais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
  compreender a pesquisa pedagógica como saber profissional orientador da prática pedagógica; compreender os aspectos sócio-econômicos-culturais e psicológicos que envolvem o processo educacional; observação sistemática do contexto (bairro/comunidade, etc.) no qual a escola está inserida em relação a aspectos como: infra-estrutura do bairro, formas de organização política, formas de exercício da cidadania, modo de vida, cultura da população, religiosidade, etc.; dominar métodos de coleta, análise e interpretação de dados que possibilitem a caracterização física, social e pedagógica da unidade formal ou não formal de ensino; analisar projetos, programas, metodologias, materiais didáticos e procedimentos de avaliação da unidade formal ou não formal de ensino; compreender o conceito de contextualização como a relação entre a vida do indivíduo, sua biografia e a sociedade mais ampla na qual está inserido.

Ementa
 Observação, descrição e avaliação das práticas educacionais no âmbito das ciências sociais em diferentes ambientes educativos, quer em instâncias de educação  formal (escolas / sistema tradicional de ensino) quer em instâncias de educação não formal (terceiro setor, mercado, governo / empresas, museus, prisões, etc.).  Observação, descrição e avaliação das relações entre o espaço onde ocorre o processo educativo e o contexto social e cultural.

Bibliografia
 ANTUNES, Celso. O cotidiano escolar através de casos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. COLL, César; e outros. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1999. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Belo Horizonte: UFMG / Porto Alegre: Artmed, 1999.

Bibliografia Complementar
 ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de; FERREIRA, Joseane Abílio Souza (Org.). Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa, PB: Editora Mídia, 2013. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. O Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.Campinas, SP: Papirus, 2006. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; PINAZZA, Mônica Appezzato (Org.). Modos de narrar a vida:cinema, fotografia, literatura e educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.
Carregando...