Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Produção Executiva e Mercado Audiovisual ( COS11338 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Geral: Capacitar o aluno a exercer as funções a atividades do produtor executivo para a realização de produtos audiovisuais de TV, cinema e internet.   Específicos: - Compreender as funções do produtor executivo. - Compreender as etapas de gerenciamento de recursos e administração do orçamento. - Conhecer estratégias, meios e técnicas para captação de recursos e patrocínios. - Compreender a estrutura do mercado audiovisual local, nacional, latino-americano e mundial. - Incentivar o pensamento reflexivo e crítico durante o planejamento e a preparação dos projetos. - Conhecer o impacto mercadológico das novas tecnologias audiovisuais.

Ementa
As funções do produtor executivo. Gerenciamento de recursos e administração do orçamento. Leis de incentivo. Formatação de projetos para captação de patrocínios. Estrutura do mercado audiovisual local, nacional, latino-americano e mundial. O audiovisual dentro da indústria do entretenimento. Circuitos de distribuição e exibição. O impacto mercadológico das novas tecnologias audiovisuais.

Bibliografia
DIAS, Adriana; SOUZA, Letícia de (Org.). Film business: o negócio do cinema. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, pp.7-48. MELEIRO, Alessandra (Org.). Cinema e Mercado. São Paulo: Escrituras, 2010. SANTOS-DUISENBERG, Edna dos. “A economia criativa e a indústria cinematográfica na sociedade contemporânea”. In: MELEIRO, Alessandra (Org.). Cinema e Economia Política. São Paulo: Escrituras, 2009, pp.39-61.

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, Paulo Sérgio; BUTCHER, Pedro. Cinema, Desenvolvimento e Mercado. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2003. BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a revolução digital. São Paulo: Aleph, 2009, pp.17-33. WASKO, Janet. “Por que Hollywood é global?”. In: MELEIRO, Alessandra (Org.). O Cinema no Mundo: indústria, política e mercado. Vol. IV – Estados Unidos. São Paulo: Escrituras, 2007, pp.29-50. MORAN, Patrícia. Oficina de Formatação de Projetos em Audiovisual. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, 2007.   Mapeamentos de mercado (online): CARVALHO, Thiago. TV Paga: Mapeamento. Rio de Janeiro: Superintendência de Acompanhamento do Mercado/Ancine, 2011. COSTA e SILVA, Ana Lúcia da; SALLAI, Ana; BELELI, Cláudio; PERRUT, Fábio. Salas de Exibição: Mapeamento. Rio de Janeiro: Superintendência de Acompanhamento do Mercado/Ancine, 2011. MAIA, André. Vídeo Doméstico: Mapeamento. Rio de Janeiro: Superintendência de Acompanhamento do Mercado/Ancine, 2011. MARTINS, Fernando Lucas Prudente. TV Aberta: Mapeamento. Rio de Janeiro: Superintendência de Acompanhamento do Mercado/Ancine, 2011. STUCKERT, Gabriel; SCHMALL, Hermann. Mídias Móveis: Mapeamento. Rio de Janeiro: Superintendência de Acompanhamento do Mercado/Ancine, 2011.
Carregando...