Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Cibercultura ( COS10620 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Geral: Apresentar e discutir os principais conceitos e fenômenos relativos ao campo da cibercultura. Específicos: 1) Conhecer os principais conceitos relativos ao campo da cibercultura e das novas mídias, tais como hipertexto, multimídia, interatividade, simulação, interface, convergência, compartilhamento, transmídia, web 2.0, redes sociais; 2) Compreender a relação entre trabalho imaterial e cibercultura, e as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais vinculadas ao surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC's) e sua relação com a pós-modernidade; 3) Identificar a existência de diferentes configurações de redes sociais e comunidades virtuais; 4) Compreender como as mídias digitais e as tecnologias móveis transformaram o campo de produção, exibição e consumo de produtos audiovisuais; 5) Identificar, através de atividades práticas realizadas em laboratório, potencialidades da Internet como ferramenta e suporte de comunicação audiovisual.

Ementa
O conceito de cibercultura. Reciclagem, sampleamento e cultura remix. Redes sociais e comunidades virtuais. A sociabilidade na era da Internet. Transformações das esferas pública e privada: novas subjetividades. O sujeito ciborgue. Pós-mídia: comunicação, informação e compartilhamento. Ciberativismo, Internet e política. Transformações do audiovisual na cibercultura. Convergência e transmídia . Youtubers e influenciadores digitais.

Bibliografia
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. HARAWAY, D; Kunzru, H; TADEU, T. (Org. e Trad.) Antropologia do ciborgue. As vertigens do póshumano. Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2009. JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008. JENKINS, H.; GREEN, J.; FORD, S. Cultura da conexão. São Paulo: Aleph, 2014. MARTINO, Luis Mauro Sá. Teorias das mídias digitais. Linguagens, ambientes e redes. Petropólis, Vozes: 2014. NATANSOHN, Graciela (Org.). Internet em código feminino. Teorias e práticas. - 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires : La Crujía, 2013. - (Futuribles; 0) - E-Book. RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2010. SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003. SIBILIA, Paula. O show do eu – A intimidade como espetáculo. Nova Fronteira, 2008.

Bibliografia Complementar
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento . São Paulo: Brasiliense, 1985.  JAMESON, Fredric. Pós-modernismo : a lógica cultural do capitalismo tardio. 2a. ed. São Paulo: Ática, 2006. JOHNSON, Steven. Cultura da interface : como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001. MERTEN, Luiz Carlos. Cinema : entre a realidade e o artifício. Porto Alegre: Artes e Ofício Editora, 2003. MENOTTI, Gabriel. Através da Sala Escura : Espaços de Exibição Cinematográfica e Vjing. São Paulo: Intermeios, 2012.
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