Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Roteiro II ( COS10414 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Geral: Capacitar o aluno a escrever roteiros de ficção de curta e longa metragem. Específicos: capacitar o aluno a reconhecer os princípios de construção de personagens e diálogos; capacitar o aluno a criar um projeto de narrativa seriada; introduzir o aluno às formas narrativas contemporâneas.

Ementa
O roteiro como obra dramática. A personagem na obra audiovisual: construção de personagem. Diálogo: características e funções. Elementos de dramaturgia audiovisual: enredo, estrutura, ação, progressão dramática. O ponto de vista narrativo.

Bibliografia
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 1985. (Princípios; 3) Número de chamada: 82.09 B814p PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção do personagem. São Paulo: Ática, 1989. (Fundamentos; 46) Número de chamada: 792.028 P168d SARAIVA, Leandro; CANNITO, Newton. Manual de roteiro, ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV. São Paulo: Conrad, 2004. Número de chamada: 791.43.01 S243m

Bibliografia Complementar
CARLOS, Cássio Starling. Em tempo real: Lost, 24 Horas, Sex and the City e o impacto das novas séries de TV. São Paulo: Alameda, 2006. HOWARD, David; MABLEY, Edward. Teoria e prática do roteiro: um guia para escritores de cinema e televisão. São Paulo: Globo, 1996. Número de chamada: 791.43 H848T MACHADO, Arlindo. “A narrativa seriada”. In: A televisão levada a sério. São Paulo: Senac São Paulo, 2000. p. 83-97. MARTIN, Brett. Homens difíceis: os bastidores do processo criativo de Breaking Bad, Família Soprano, Mad Men e outras séries revolucionárias. tradução: Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Aleph, 2014. MITTELL, Jason. “Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea”. In: MATRIZes, São Paulo: ano 5, nº 2, jan./jun. 2012. p. 29-52. disponível em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/download/337/pdf REY, Jovany Sales. O papel do cinema: guia prático do roteiro cinematográfico. Vitória: Edição do Autor, 2006. Número de chamada: 791.43 R456p RODRIGUES, Sonia. Como escrever séries: roteiro a partir dos maiores sucessos da TV. São Paulo: Aleph, 2014. WARSHOW, Robert. “O gângster como herói trágico”. In: Serrote. São Paulo: IMS, nº 12, nov. 2012. p. 108-115.
Carregando...