Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia da Aprendizagem ( PII17008 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Proporcionar aos estudantes a compreensão abrangente dos processos psicológicos envolvidos na aprendizagem, incluindo percepção, memória, atenção, motivação e cognição. - Explorar e analisar as principais teorias da aprendizagem, como o behaviorismo, cognitivismo, construtivismo e teorias socioculturais, e entender como essas teorias influenciam a prática educacional. - Estimular a reflexão crítica sobre práticas educacionais tradicionais e inovadoras à luz dos conhecimentos em psicologia da aprendizagem, visando aprimorar a eficácia do processo educativo.

Ementa
Teorias em psicologia da aprendizagem: comportamental, humanista, psicanalítica, psicogenética e histórico-cultural. Teoria das inteligências múltiplas. Inteligência emocional. Problemas de aprendizagem e educação inclusiva.

Bibliografia
BOCK, A.M.B.; FURTADO,O.e TEIXEIRA, M.L.T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 16 ed. São Paulo: Saraiva, 2006 SANTOS, M.S.dos; XAVIER, A.S.; NUNES, A.I.B. Psicologia do desenvolvimento teorias e temas contemporâneos. Brasília: Liber Livro, 2009. COLL, César. ( et all.) O construtivismo na sala de aula. 6.ed. São Paulo: Ática, 2009.  

Bibliografia Complementar
ARAUJO, C.M.M. (org.) Psicologia escolar: pesquisa e intervenção. Em aberto, Brasília, v. 23, n. 83, março de 2010. INEP . Ministério da Educação. DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na Educação. 2 ed.São Paulo: Cortez, GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999. GOULART, Iris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 21. Ed Rev. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. VIGOTSKI,L.S.; LURIA,A.R.; LEONTIEV,A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem 10 ed. São Paulo: Ícone, 2006.  
Carregando...