Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Matemática, Bilinguismo e Educação ( PII17043 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
50
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Desenvolver técnicas de ensino de matemática para crianças de educação infantil e ensino fundamental inseridas em contexto bilíngue; - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Matemática e língua materna; Cosmologia indígena e linguagem matemática; Tradução: Linguagem Matemática x Português x Língua indígena. Dialogar e refletir sobre a leitura e escrita matemática nas escolas indígenas, visto que, existem algumas palavras do vocabulário matemático que não existe tradução para a língua indígena. Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;  

Bibliografia
VERGANI, T. Matemática & Linguagem: olhares interactivos e transculturais. Portugal: Pandora, 2002. MACHADO, N .J. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. 2. ed.São Paulo: Cortez, 1991. NACARATO, Adair Mendes, LOPES, Celi Espasandin (Orgs.). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autentica, 2005.  

Bibliografia Complementar
MENDES, Jackeline Rodrigues. Ler, escrever e contar: Práticas de numeramento letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores índios no Parque Indígena do Xingu . IEL- UNICAMP, 2001. Tese de Doutorado. NASCIMENTO, Adir Casaro. Escola indígena: palco das diferenças. Campo Grande: UCDB,2004. VERGANI, Tereza. A criatividade como destino: trasdiciplinaridade, cultura e educação.São Paulo, Editora da Física, 2009. FERREIRA, Mariana Kawall (Orgs). Ideias Matemáticas de povos culturalmente distintos . Fapesp. São Paulo. Global 2002. D‟ANGELIS, Wilmar da Rocha. Como nasce e por onde se desenvolve uma tradição escrita em sociedades de tradicao oral? Campinas, SP: Editora Curt Nimuendaju, 2007.  
Carregando...