Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado Em Gestão Da Educação Escolar Indígena Em Territórios Indígenas ( PII17052 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Analisar o contexto organizacional e institucional das escolas indígenas, compreendendo suas estruturas de gestão, currículos, práticas pedagógicas, infraestrutura e recursos disponíveis. - Desenvolver competências em gestão escolar intercultural,  planejamento, coordenação, implementação e avaliação de ações e projetos educacionais sobre respeito à diversidade cultural, linguística e étnica das comunidades indígenas. - Articular parcerias e colaborações com lideranças comunitárias, organizações indígenas, instituições governamentais e não governamentais, visando fortalecer a gestão participativa e democrática das escolas indígenas e promover a articulação entre diferentes atores e saberes. - Promover a formação continuada dos profissionais da educação que atuam nas escolas indígenas, oferecendo apoio, orientação e recursos para seu desenvolvimento profissional e aprimoramento de suas práticas pedagógicas interculturais.

Ementa
Educação infantil e ensino fundamental-anos iniciais. Análise e reflexão crítica da realidade das escolas indígenas de educação infantil e ensino fundamental. Construção de conhecimentos com base nos resultados obtidos na pesquisa/estágio. Prática pedagógica relacionada dialeticamente com a teoria- processos de intervenção pedagógica no contexto da educação escolar indígena. Observação, planejamento e intervenção na realidade educacional da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, com enfoque na habilitação específica.

Bibliografia
DALBEN, A.; DINIZ, J.; LEAL, L.; SANTOS, L. (Orgs). Coleção didática e prática de ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. (pp.89400). Belo Horizonte: Autêntica, 2010. NÓVOA,Antonio (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. SANTOS, Helena Maria. O Estágio Curricular na formação de professores: diversos olhares. 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, MG, 2005. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012

Bibliografia Complementar
CALDART, Roseli Salete, PEREIRA, Isabel Brasil, ALENTEJANO Paulo, FRIGOTTO, Galdêncio (Org). Dicionário da Educação do Campo . Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. FORTUNA, Maria Lúcia A. Gestão escolar e subjetividade . São Paulo: Xamã; Niterói: Intertexto, 2000 LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola : teoria e prática. 5.ed.Goiânia: Editora PIMENTA, Selma G. LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo Cortez, 2004. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. PISTRAK, M.M. Fundamentos da Escola do Trabalho . São Paulo, Expressão Popular, 3 ed,2011.  
Carregando...