Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologias E Práticas De Ensino Em Humanidades ( PII17041 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
50
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Explorar diferentes perspectivas e contextos interculturais nas áreas das humanidades, incluindo a história, a filosofia, a arte, a literatura, a música, a religião e outras manifestações culturais, e compreender sua influência na formação das identidades individuais e coletivas. - Analisar problemas e questões contemporâneas sob uma perspectiva intercultural, explorando como diferentes culturas abordam e interpretam temas como justiça, igualdade, equidade, liberdade, direitos humanos, meio ambiente e globalização. - Desenvolver com os estudantes questões críticas e reflexivas visando a análise e o questionamento das representações culturais, estereótipos, preconceitos e discursos hegemônicos presentes nas humanidades. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Fundamentos do currículo intercultural e práticas e metodologias em humanidades. Experiências  e  propostas  de  currículos  interculturais para educação escolar indígena. Análise e avaliação de  currículos  escolares  e  práticas educativas interculturais. Formação para a docência intercultural com foco em humanidades. Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;

Bibliografia
SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias, pesquisas e povos indígenas; Tradução Roberto G. Barbosa. - Curitiba: Ed. UFPR, 2018. FLUERI, Reinaldo Matias (org.) Educação Intercultural: mediações necessárias. Porto Alegre DP&A, 2003.  MONTE, Nietta Lindenberg. Os outros, quem somos? Formação de professores indígenas e identidades interculturais. Cadernos de pesquisa 111 (2000): 7-29. 

Bibliografia Complementar
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. “Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. In: LANDER, E. (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais Perspectivas latino-americanas. CLACSO, (2005): 169-186. COLLET, Celia Leticia Gouvêa. Interculturalidade e educação escolar indígena: um breve histórico. In: GRUPIONI, L. Donisete Benzi. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília SECADI/MEC, 2006.  DE PAULA, Eunice Dias. A interculturalidade no cotidiano de uma escola indígena. Cadernos Cedes, ano XIX 19.49 (1999): 88.  LÉVI-STRAUSS, Claude. “O encontro do mito e da ciência”, “Pensamento primitivo‟ e Mente civilizada”. In. Mito e Significado. Lisboa: Edições 70, 1978. pp. 17-39.   OLIVEIRA, Luiz Fernandes de ; CANDAU, Vera Maria Ferrão . Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil . Educação em Revista . Belo Horizonte. V. 26. N.01. Abr.2010. p.15-40.  RAMOS, Alcida Rita. Do Engajamento ao Desprendimento. Revista Campos (8), 2007, pp. 11- 32.  
Carregando...