- Explorar diferentes perspectivas e contextos interculturais nas áreas das humanidades, incluindo a história, a filosofia, a arte, a literatura, a música, a religião e outras manifestações culturais, e compreender sua influência na formação das identidades individuais e coletivas.
- Analisar problemas e questões contemporâneas sob uma perspectiva intercultural, explorando como diferentes culturas abordam e interpretam temas como justiça, igualdade, equidade, liberdade, direitos humanos, meio ambiente e globalização.
- Desenvolver com os estudantes questões críticas e reflexivas visando a análise e o questionamento das representações culturais, estereótipos, preconceitos e discursos hegemônicos presentes nas humanidades.
- Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares;
- Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.