Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Projetos de Etnodesenvolvimento do Território Indígena (PETI) VIII: Laboratório intercultural: Projeto Integrador Etnoeducativo de Conclusão de Curso (PIEC) II ( PII17055 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Fomentar a criatividade e inovação por meio da fusão e hibridização de elementos culturais diversos, incentivando os estudantes a desenvolverem projetos e iniciativas interculturais originais e com impacto social positivo para os povos originários . - Promover a autonomia e o empoderamento cultural dos estudantes, estimulando-os a valorizarem e celebrarem suas próprias identidades culturais. - Estabelecer parcerias e colaborações com instituições culturais, organizações da sociedade civil e comunidades locais, visando promover a troca de conhecimentos e a co-criação de projetos interculturais. - Desenvolver projetos interculturais que abordem desafios e oportunidades da convivência intercultural, propondo soluções criativas e inclusivas para questões como migração, diversidade étnica, religiosa, linguística e socioeconômica.

Ementa
Tempo Universidade: Integração dos temas do tempo aldeia a cada uma das disciplinas do semestre letivo. Tempo comunidade : Abordagens teórico-metodológicas na Educação Escolar indígena: concepções indígenas sobre gerações, suas relações e processos de ensino e aprendizagem. Cartografia social (Dimensões físicas, de infraestruturas, econômicas, políticas e sociais dos territórios. Saberes tradicionais indígenas e saberes científicos. Procedimentos de registro oral - manipulação de registro áudio-visual, transcrição, edição, editoração. Categorização e ánalise de registros. O pensamento coletivo indígena.

Bibliografia
MIRANDA, Marina Rodrigues; SERAFIM, Nádia Juliana Rodrigues; LEÃO, Rafaella Capela. Etnometodologias circulares: cosmologias de conhecimentos de territórios originários e comunidades de tradição In Metodologias da Pesquisa e da Formação na Educação do Campo (orgs). BRANDÃO, Carlos Rodrigues; FOERSTE, Erineu; GERKE, Janinha. Apris Editora. Curitiba/PR; 2023. SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias, pesquisas e povos indígenas; Tradução Roberto G. Barbosa. - Curitiba: Ed. UFPR, 2018. WEG, Rosana Morais.; JESUS, Virginia Maria A. O texto científico . Como fazer projetos, artigos, relatórios,memoriais, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses e participar de eventos científicos. São Paulo: Ciados Livros, 2010

Bibliografia Complementar
BRAND, A. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: os difíceis caminhos da Palavra. 1998.Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre: PUC/RS, 1998a. CAVALCANTI, Marilda. Estudos sobre educação bilíngue e escolarização em contextos de minoria lingüística no Brasil. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/JcJDbkyVZxZPHnJXJrDyWYn/ . Acesso em 30 nov. 2023. CERVO, Amado .Luiz. Metodologia científica/ Amado Luiz Cervo. Pedro Alcino Bervian, Roberto da Silva. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hal, 2007 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1998. FREIRE, José Ribamar Bessa. Tradição oral e memória indígena: a canoa do tempo. América(1992).
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