Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental em Territórios Indígenas ( PII17051 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Observar e participar de atividades pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental em territórios indígenas, buscando compreender as práticas de ensino e aprendizagem contextualizadas e culturalmente sensíveis adotadas pelos professores. - Planejar e executar atividades pedagógicas significativas e contextualizadas nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando os conhecimentos prévios, as necessidades e os interesses dos estudantes indígenas, e valorizando sua cultura e língua materna. - Refletir criticamente sobre as práticas pedagógicas e culturais observadas durante o estágio, identificando desafios, aprendizados e possibilidades de aprimoramento para que a educação escolar seja inclusiva, contextualizada e intercultural. - Articular teoria e prática por meio da vivência em situações reais de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em territórios indígenas, produzindo relatórios de estágio que documentem as experiências vivenciadas, os aprendizados adquiridos e as reflexões realizadas durante o processo de estágio nos anos iniciais do ensino fundamental em territórios indígenas.

Ementa
Educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Análise e reflexão crítica da realidade dos centros educacionais de ensino fundamental. Construção  de  novos  conhecimentos  com base nos resultados obtidos na pesquisa. Prática pedagógica relacionada dialeticamente com a teoria-processos de intervenção pedagógica no contexto da educação escolar indígena. Observação, planejamento e intervenção na realidade educacional da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, com enfoque na habilitação específica.

Bibliografia
CODO, Wanderley (coord). Educação: carinho e trabalho. Petrópolis,RJ: Vozes, CNTE, UNB, 1999. COSTA, J.R.DM. Redesenhando uma pesquisa a partir dos Estudos Culturais In: COSTA, M. V e BUJES, M. I. E(org) Caminhos Investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisas nas Fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. FERREIRA, Naura (org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 4.ed. São Paulo:Cortez, 2003.

Bibliografia Complementar
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. NÓVOA, Antônio (org). Profissão Professor.Porto Editora:Portugal.1995. OLIVEIRA, Dalila Andrade, ROSAR, Mª de Fátima Felix (orgs.). Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 17-38. RODRIGUES, Paulo da S., Drago, Rogério. Projeto Político-pedagógico. Vitória:Aquarius, 2008. VIEIRA, Sofia Lerche. Educação Básica: política e gestão da escola. Brasil: Líber Livro, 2009. WEISZ, Telma & SANCHEZ, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
Carregando...