Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologias e Práticas De Ensino em Etnociências ( PII17039 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
50
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Valorizar e respeitar os conhecimentos tradicionais das comunidades locais em relação à natureza, ecologia, recursos naturais e práticas de manejo sustentável, reconhecendo sua importância para a conservação ambiental e a sustentabilidade. - Explorar as aplicações da etnociências na educação, incluindo a utilização de práticas de observação, experimentação, classificação e interpretação do ambiente natural como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem das ciências. - Desenvolver os processos de observação e investigação científica, com vistas à análise dos fenômenos naturais e as práticas de manejo sustentável das comunidades locais. - Fomentar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em etnociências em contextos reais, como projetos de pesquisa participativa, iniciativas de educação ambiental, parcerias com instituições locais e ações de conservação e manejo sustentável dos recursos naturais. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Exploração de espaços escolares e não escolares no ensino de ciências da natureza. Escolha de temas integradores do currículo de ciências naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O desenvolvimento dos conceitos científicos na criança. As ciências da natureza e os saberes dos povos indígenas. Teorias didáticas sobre o ensino de ciências. Estratégias metodológicas. Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;

Bibliografia
CAMPOS, M. Sociedades e Natureza: Da etnociência à etnografia de saberes e técnicas. http://www.sulear.com.br/texto04. (1995). LÉVI-STRAUSS, Claude. A ciência do concreto. O pensamento selvagem (1976): 19-55. MORIN, Edgar, TERENA Marcos. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Editora Garamond,  2000.

Bibliografia Complementar
ARGÜELLO, Carlos A. Etnoconhecimento na Escola Indígena. Cadernos de Educação Escolar Indígena–3º Grau Indígena. Barra do Bugres. UNEMAT 1.1 (2002). COMPIANI, Maurício. O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para o ensino de ciências e educação ambiental. Ciência &educação 13.1 (2007): 29-45. DE MELLO, Flávia Cristina, SOARES Jules Batista, KERBER Leandro de Oliveira Astronomia e educação intercultural: experiências no ensino de astronomia e ciências em escolas indígenas. Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – Rio de Janeiro – 2011. DE SOUZA, Selma Maria Ferreira. Saberes docentes, saberes indígenas: um estudo de caso sobre o ensino de ciências entre o povo Xukuru do Ororubá. Diss. UFRPE, 2008. FAULHABER, Priscila. As estrelas eram terrenas: antropologia do clima, da iconografia e das constelações Ticuna. Revista de Antropologia, v. 47, n. 2, p. 379-426, 2004.
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