Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Saberes e conhecimentos tradicionais indígenas em práticas de saúde e sustentabilidade. ( PII17036 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Compreender a interligação entre saúde humana e saúde ambiental, explorando como os conhecimentos tradicionais indígenas consideram a relação entre os seres humanos, os ecossistemas naturais e os espíritos da natureza. - Explorar as práticas de medicina tradicional indígena, incluindo o uso de plantas medicinais, rituais de cura, técnicas de diagnóstico e tratamento, e a visão holística da saúde como um equilíbrio entre corpo, mente, espírito e meio ambiente. - Analisar como os modos de vida indígenas promovem a sustentabilidade ambiental e a resiliência das comunidades, por meio de práticas como a agricultura tradicional, a gestão dos recursos naturais e o conhecimento dos ciclos naturais. - Refletir criticamente sobre as práticas de saúde interculturais, identificando desafios, dilemas éticos e estratégias para a promoção da saúde de forma inclusiva, equitativa e culturalmente sensível. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.  

Ementa
A imbricação entre patrimônio cultural (material e imaterial) e natural (ou ambiental). Preservação e conservação do patrimônio, formas de transmissão. Identidade, memória, cidadania e documentação de saberes.. Estudo sobre a atenção integral à saúde das populações indígenas abordando dados históricos, demográficos e epidemiológicos das populações indígenas do Brasil e do Espírito Santo. Desenvolvimento de  habilidades interculturais para o atendimento da população indígena no subsistema de Saúde Indígena e nos demais âmbitos do SUS. Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;

Bibliografia
ATHIAS, R.; MACHADO, M. A saúde indígena no processo de implantação dos distritos sanitários: discursos antropológicos e médicos. Cadernos de saúde pública, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 425-431, 2001.  CARDOSO, A. M. et al. Políticas públicas de saúde para os povos indígenas. Em: Políticas e sistema de saúde no Brasil. [s.l.] Editora FIOCRUZ, 2012. p. 911–932.  ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Doenças de origem alimentar: enfoque para educação em saúde . São Paulo : Roca, 2006. 192p.

Bibliografia Complementar
BENEVIDES, Maria Victoria. Cidadania e direitos humanos. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2012. FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. São Paulo: Cortez, 2006. PONTES, A. L. DE M. et al. (EDS.). Vozes indígenas na saúde: trajetórias, memórias e protagonismos. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2022. REGO, Walquiria Leao; PINZANI, Alessandro. Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania. São Paulo: UNESP, 2013. SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.  
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