Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologias e Práticas Interculturais de Alfabetização e Letramento ( PII17034 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
50
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Estimular o diálogo de saberes entre as práticas de alfabetização escolar e os conhecimentos tradicionais das comunidades indígenas valorizando e integrando diferentes formas de conhecimento e linguagens. - Desenvolver estratégias de intervenção pedagógica que atendam às necessidades de alfabetização e letramento dos estudantes de forma diferenciada e respeitosa da diversidade cultural, linguística e cognitiva. - Incorporar recursos culturais e multimodais nas práticas de alfabetização e letramento, como histórias orais, músicas, danças, jogos tradicionais, materiais artesanais e tecnologias digitais, enriquecendo o processo de aprendizagem. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.  

Ementa
Condições concretas do trabalho docente: análise e efeitos nas escolas indígenas de educação infantil e ensino fundamental; Diagnóstico, planejamento e intervenção pedagógica na instituição escolar; Parceria entre universidade e escolas indígenas: formação continuada dos profissionais envolvendo metodologias e práticas interculturais indígenas e os processos  de alfabetização e letramento. Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;

Bibliografia
DAHLBERG, G. MOSS, P. PENCE, A. Qualidade na Educação da Primeira Infância – PerspectivasPós-Modernas. Porto Alegre: Artemed. 2003. DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas:Autores Associados, 2001. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artes Medicas, 2002.  

Bibliografia Complementar
ASSUNÇÃO, Madalena S. de. Magistério primário e cotidiano escolar. Campinas: Autores Associados, 1996. DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas:Autores Associados, 2001. WEISZ, Telma & SANCHEZ, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000. XAVIER, Maria Luísa M. & ZEN, Maria Isabel H. Dalla (Orgs.). O ensino nas séries iniciais: das concepções teóricas às metodologias. Porto Alegre: Mediação, 1997.
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