Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Direitos Humanos e as Relações Étnico-Raciais e de Gênero na Educação Escolar Indígena ( PII17032 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Estimular a reflexão crítica sobre as relações étnico-raciais e de gênero na sociedade brasileira e nas comunidades indígenas, identificando desigualdades, discriminações e formas de resistência e empoderamento. - Promover ações que potencializem a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres indígenas, estimulando a participação das mulheres em espaços de decisão e liderança nas comunidades indígenas, e combatendo a violência de gênero e outras formas de discriminação. - Estimular a participação democrática e o diálogo intercultural nas comunidades indígenas, promovendo espaços de escuta, debate e tomada de decisão coletiva sobre questões relacionadas aos direitos humanos, relações étnico-raciais e de gênero. - Fortalecer redes de apoio e parcerias entre instituições governamentais, organizações da sociedade civil, comunidades indígenas e outros atores envolvidos na promoção dos direitos humanos e da equidade étnico-racial e de gênero na educação escolar indígena.  

Ementa
Relações étnico-raciais e políticas afirmativas no contexto brasileiro. Relações étnico-raciais,identidade e gênero na educação escolar indígena. Escola, currículo e a questão étnico-racial na educação básica. A formação de profissionais da educação escolar indígena para a diversidade étnico-racial. Raízes históricas e sociológicas da discriminação contra o negro na educação escolar indígena.

Bibliografia
MUNANGA. Kabengele. Superando o Racismo na escola. 2a Ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Construção Intercultural da Igualdade e da Diferença. In: A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez. Editora (2006). SCHILING,Flávia. Direitos humanos e educação: outras palavras, outras práticas. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, (2005). Brasília: MEC/Secad. CAVALLEIRO, Elaine dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito ediscriminação na educação infantil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005. EPEIA - Dossiê Mulheres Negras. Disponível em:file:///C:/Users/user/Downloads/dossie_mulheres_negrasipea.pdf. Acesso em  dez. 2023. FELICE, Renísia Cristina Garcia. Raça e classe na gestão da educação básica brasileira: a cultura na implementação de políticas públicas. Campinas, SP: Autores Associados. 2011. GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.29, no.1, jan./jun. 2003. p. 167-182. GONÇALVES, Luiz Alberto; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Autores Associados, ANPED, 2000. n. 15, p. 134-158. MOORE, Carlos. Racismo Sociedade: Novas Bases epistemológicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
Carregando...