Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projetos de Etnodesenvolvimento do Território Indígena (PETI) VI Laboratório Etnodesign Educacional ( PII17033 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
55
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Potencializar o desenvolvimento de competências em etnografia e coleta de dados em contextos educacionais indígenas, incluindo observação participante, entrevistas, registro audiovisual, mapeamento cultural e outras técnicas de pesquisa qualitativa. - Promover o desenvolvimento de propostas de etnodesign educacional sensíveis e contextualizadas, que valorizem a cultura, língua, história e cosmovisão das comunidades indígenas, e promovam a educação intercultural e inclusiva. - Promover a prototipagem e experimentação de soluções de etnodesign educacional, envolvendo a criação e teste de materiais didáticos, recursos pedagógicos, ambientes de aprendizagem e práticas educativas inovadoras, adaptadas às necessidades e contextos das comunidades indígenas - Documentar e disseminar os resultados do laboratório de etnodesign educacional, por meio de relatórios, artigos, apresentações, vídeos e outras formas de comunicação, contribuindo para o compartilhamento de boas práticas e aprendizados com a comunidade acadêmica e as comunidades indígenas. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Tempo Universidade: Integração dos temas do tempo aldeia e propostos no NEXO INTEGRADOR. Tempo comunidade : Abordagens teórico-metodológicas na Educação Escolar indígena: concepções indígenas sobre gerações, suas relações e processos de ensino e aprendizagem. Cartografia social (Dimensões físicas, de infraestruturas, econômicas, políticas e sociais dos territórios. Conceituações sobre o etnodesign. Experiências concretas de etnodesign junto aos povos indígenas. O etnodesign e a educação escolar. Articulação teórico-metodológica do etnodesign educacional. Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;    

Bibliografia
CAVALCANTE, Ana Luísa. Design para a sustentabilidade cultural: recursos estruturantes para sistema habilitante de revitalização de conhecimento local e indígena. 2014. 321p. Tese de doutorado submetida ao Programa de Pós-Graduação (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) da Universidade Federal de Santa Catarina. MARTINS, Bianca. O Professor-Designer de experiências de aprendizagem: tecendo uma epistemologia para a inserção do Design na Escola. 188 p. Tese de Doutorado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2016. SILVA, Paula. XI HÕNHÃ? E AGORA? VAMOS SER PESQUISADORES: um fazer pesquisa tikmũ’ũn entre múltiplos seres, saberes e fazeres. 280 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2022.  

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica . Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: Acesso em: 29.nov.2023. FREIRE, José Ribamar Bessa. Tradição oral e memória indígena : a canoa do tempo. América (1992). FONTOURA, Antônio. EdaDe – A educação de crianças e jovens através do design. 2002. 357 p. Tese de doutorado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: /repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82554>. Acesso em: 10. fev. 2017. IDEO. Design Thinking for Educators (DTE). 2012a. p. 90. Disponível em: /www.ideo.com/post/design-thinking-for-educators>. Acesso em: 20 nov. 2023. IDEO. Human Centered Design (HCD). 2012b. p. 105. Disponível em: /www.ideo.com/journal/design-kit-the-human-centered-design-toolkit>. Acesso em: 10 dez. 2023. SILVA, Paula Cristina Pereira; SILVA, Sérgio Antônio. Etnodesign: preservação e valorização das culturas indígenas. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2016. v. 2. p. 1568-1579.
Carregando...