- Potencializar o desenvolvimento de competências em etnografia e coleta de dados em contextos educacionais indígenas, incluindo observação participante, entrevistas, registro audiovisual, mapeamento cultural e outras técnicas de pesquisa qualitativa.
- Promover o desenvolvimento de propostas de etnodesign educacional sensíveis e contextualizadas, que valorizem a cultura, língua, história e cosmovisão das comunidades indígenas, e promovam a educação intercultural e inclusiva.
- Promover a prototipagem e experimentação de soluções de etnodesign educacional, envolvendo a criação e teste de materiais didáticos, recursos pedagógicos, ambientes de aprendizagem e práticas educativas inovadoras, adaptadas às necessidades e contextos das comunidades indígenas
- Documentar e disseminar os resultados do laboratório de etnodesign educacional, por meio de relatórios, artigos, apresentações, vídeos e outras formas de comunicação, contribuindo para o compartilhamento de boas práticas e aprendizados com a comunidade acadêmica e as comunidades indígenas.
- Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares;
- Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.