Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado em Projetos de Etnodesenvolvimento do Território Indígena ( PII17049 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Engajar os estudantes em projetos de etnodesenvolvimento desenvolvidos em parceria com as comunidades indígenas, possibilitando-lhes participar ativamente de iniciativas voltadas para o fortalecimento socioeconômico, cultural e ambiental das comunidades. - Desenvolver movimentos pedagógicos transversais como trabalho em equipe, liderança participativa, comunicação intercultural, resolução de problemas, negociação e gestão de projetos, por meio da sua participação ativa nos estágios supervisionados. - Promover o respeito e a valorização da cosmovisão indígena, dos conhecimentos tradicionais e das práticas culturais das comunidades indígenas, reconhecendo a sua importância para o etnodesenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade. - Estabelecer diálogos com as lideranças, membros e representantes das comunidades indígenas, buscando construir parcerias para o desenvolvimento de projetos de etnodesenvolvimento.

Ementa
Diagnóstico, planejamento e intervenção pedagógica nos territórios. Parcerias no desenvolvimento de processos. Conceito e significado do território. Modos históricos de apropriação da natureza: do extrativismo ao industrialismo. Modernidade agrária, agronegócio, e o território-mercadoria. Território-hábitat: cosmologia, ritos, uso sustentável e abordagem agroecológica. Populações, saberes e técnicas tradicionais de uso do território. Experiências indígenas de gestão socioambiental do território e sua interação com a escola.

Bibliografia
BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; PINAZZA, Mônica Appezzato (Org.). Modos de narrar a vida:cinema, fotografia,literatura e educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. CARDOSO  DE  OLIVEIRA,  Roberto. Identidade,  etnia  e  estrutura  social.  São Paulo: Pioneira, 1976. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.  

Bibliografia Complementar
BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; PINAZZA, Mônica Appezzato (Org.). Modos de narrar a vida:cinema, fotografia,literatura e educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. CARDOSO  DE  OLIVEIRA,  Roberto. O índio e o mundo dos brancos –4ª Ed. Campinas, SP: UNICAMP, 1996. ______.Identidade étnica, identificação  e  manipulação.In: MAUSS,  Marcel.  “Ensaio  sobre  a dádiva:   forma   e   razão   da   troca   nas sociedades  arcaicas”,  In:  Sociologia  e antropologia;   tradução   Paulo   Neves. São Paulo: Cosac Naify, 2003. MONTERO,   Paula.   Antropologia   no Brasil:     tendências     e     debates.     In: TRAJANO  FILHO,  Wilson;  RIBEIRO, Gustavo   Lins   (orgs.).   O   campo   da antropologia  no  Brasil.  Contra  Capa  / ABA, 2004
Carregando...