Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos e práticas da Educação Especial e Inclusiva ( PII17027 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Promover estudos sobre a políticas públicas e legislação relacionadas à educação especial e inclusiva, tanto no contexto nacional quanto internacional, destacando os direitos e garantias dos estudantes com necessidades educacionais especiais.  - Estimular a colaboração entre professores, profissionais de apoio, famílias e demais membros da comunidade escolar no planejamento e implementação de estratégias de educação especial e inclusiva, visando o desenvolvimento integral dos estudantes das escolas indígenas. - Potencializar estudos sobre o currículo escolar e  recursos pedagógicos adequados para atender às necessidades dos estudantes com deficiência e outras necessidades educacionais especiais, promovendo sua participação e aprendizagem efetiva.

Ementa
Estudo do processo de escolarização de sujeitos com deficiências e diferentes necessidades educacionais específicas nos aspectos biopsicossociais, históricos e filosóficos. Análise dos fundamentos sobre os quais se assentam as ações efetivas de educação inclusiva em seus aspectos teóricos e práticos. Análise de processos pedagógicos e de propostas metodológicas na perspectiva da educação inclusiva.  

Bibliografia
CARVALHO, Rosita E. Escola Inclusiva. A reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011. PAROLIN, Isabel. Aprendendo a incluir e incluindo para aprender. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2006. PIRES, José; PIRES, Gláucia Nascimento da Luz (orgs). Educação Para Todos. João Pessoa: Ideia, 2015.

Bibliografia Complementar
BEYER, Hugo O. Inclusão e Avaliação na Escola de estudantes com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2010. MEDEIROS, Isabel; MORAES, Salete; SOUZA, Magali (orgs). Inclusão escolar: práticas e teorias. Porto Alegre: Redes Editora, 2009. MORAES, Salete Campos de. Educação Especial na EJA: contemplando a diversidade. Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Porto Alegre/Secretaria Municipal de Educação, 2007 ROZEK, Marlene; VIEGAS, Luciane (Org.). Educação Inclusiva: políticas, pesquisa e formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.  SAWAIA, Bader (Org.). As Artimanhas da Exclusão. Análise psicossocial e ética da desigualdade Social. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 
Carregando...