Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Artes e Educação Indígena ( PII17029 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Estudar as técnicas, materiais e processos artísticos tradicionais das culturas indígenas, investigando suas origens, significados e aplicações em diferentes contextos culturais e rituais. - Proporcionar aos estudantes a compreensão da relação intrínseca entre arte e cultura indígena, explorando as concepções estéticas, simbólicas e cosmológicas presentes nas produções artísticas das comunidades indígenas. - Promover o empoderamento cultural e artístico dos estudantes das escolas  indígenas, fornecendo-lhes espaços de expressão e reconhecimento de suas próprias vozes, narrativas e experiências, e estimulando a participação ativa e protagonismo no campo das artes e da cultura. - Estimular o diálogo inter artístico e interdisciplinar entre diferentes formas de expressão artística, como pintura, música, dança, teatro e literatura, e entre a arte e outras áreas do conhecimento, como história, antropologia, sociologia e ecologia, enriquecendo o processo de aprendizagem e criação artística.

Ementa
Entendimentos sobre concepções estéticas e expressões artísticas indígenas e não indígenas. Cultura material e imaterial: significados, recursos, técnicas, símbolos e valores culturais. Artes e artesanatos. Arte como um eixo transdisciplinar na Educação Indígena.

Bibliografia
CESARINO, Pedro. Conflitos de pressupostos na antropologia da arte: Relações entre pessoas, coisas e imagens. RBCS, v.32, n.93. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. 2017. ESBELL, Jaider. Arte indígena contemporânea e o grande mundo. Não há como falar em arte indígena contemporânea sem falar dos indígenas, sem falar de direito à terra e à vida. Disponível em: <https://www.select.art.br/arte-indigena-contemporanea-e-o-grande-mundo/>. Acessado 5 nov. 2023. TERENA, Naine. Lentes ativistas e a arte indígena. Disponível em: <https://revistazum.com.br/radar/arte-indigena/>. Acessado 5 nov. 2023.  

Bibliografia Complementar
BARBOSA, W. de Do. Artesanato indígena e os “novos índios” do Nordeste. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v. 28, p. 199-215, 1999. BRUM, B. D. Artesanato Guarani Mbya do Rio de Janeiro: apontamentos para uma abordagem discursiva. Textos escolhidos de Arte e Cultura Popular, UERJ, 2004. DE JESUS, Diego. Economia criativa e resistência: o artesanato indígena no Estado do Rio de Janeiro. Ciências Sociais Unisinos, v.53, n.2, p.349-362. 2017. LAGROU, Els. No Caminho da Miçanga: arte e alteridade entre os ameríndios. Enfoques, v. 11, n. 2, 2012. MARTINS, Maria Terezinha B. M. Tupinikin: os fabricantes de farinha do Pau-Brasil. Juiz de Fora: UFJF, 1986. SILVA, Edineia; MOTA, Janaina. Artesanatos xakriabá: sustentabilidade, conhecimentos e desafios. Monografia da Licenciatura em Formação Intercultural para Educadores Indígenas. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. 2019. VELTHEM, Lucia Hussak Van. Artes indígenas: notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.7, n.1, p. 19-29. 2010.
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