Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Ludicidade, Linguagens e Culturas ( PII17031 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
50
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Explorar as diferentes manifestações culturais presentes nas comunidades indígenas, incluindo danças, músicas, rituais, artes visuais, contações de histórias e outras expressões artísticas, e sua relação com a ludicidade e linguagens. - Analisar as práticas lúdicas tradicionais das comunidades indígenas, investigando seus significados, simbolismos, contextos de uso e transmissão intergeracional, e sua adaptação às realidades contemporâneas. - Promover o intercâmbio cultural entre as comunidades indígenas e a sociedade envolvente, compartilhando saberes, experiências e práticas lúdicas, linguísticas e culturais, e contribuindo para a construção de pontes de entendimento e respeito mútuo. - Criação de  recursos lúdicos e linguísticos contextualizados para a educação indígena, incluindo jogos, brinquedos, materiais didáticos, contos, músicas e outras produções culturais que valorizem a diversidade e riqueza das culturas indígenas. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Estudo histórico da ludicidade. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o seu papel na educação da infância. Ludicidade, linguagens e culturas na ação pedagógica.  Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;    

Bibliografia
ALBUQUERQUER, S. S.; FELIPE, J.; CORSO, L. V. Para pensar a docência na Educação Infantil. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2019. BACELAR, V. L. E. Ludicidade e educação infantil. Salvador: EDYFBA, 2009. LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade. 2014, vol. 3, n. 2. pp. 13-23 https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9168

Bibliografia Complementar
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez,1995. ______. Jogo e Educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas,1998. ______. Brinquedos e Companhia. São Paulo: Cortez Editora, 2006. MICARELLO, Hilda; BAPTISTA, Mônica Correia. Literatura na educação infantil: pesquisa e formação docente. Educ. rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.169-186. https://doi.org/10.1590/0104-4060.62731.  PEREIRA. R.S. Ludicidade, infância e educação: uma abordagem histórica e cultural. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641935 VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente.São Paulo: Martins Fontes, 1994. ______. La imaginacion y el arte en la infância (ensayo psicológico). Madrid: Akal editor, 1982. ______. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998. WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968. ______. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Vega, 1979. WINNICOTT, D. W. O Brincar & a Realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora LTDA, 1975.
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