- Explorar as diferentes manifestações culturais presentes nas comunidades indígenas, incluindo danças, músicas, rituais, artes visuais, contações de histórias e outras expressões artísticas, e sua relação com a ludicidade e linguagens.
- Analisar as práticas lúdicas tradicionais das comunidades indígenas, investigando seus significados, simbolismos, contextos de uso e transmissão intergeracional, e sua adaptação às realidades contemporâneas.
- Promover o intercâmbio cultural entre as comunidades indígenas e a sociedade envolvente, compartilhando saberes, experiências e práticas lúdicas, linguísticas e culturais, e contribuindo para a construção de pontes de entendimento e respeito mútuo.
- Criação de recursos lúdicos e linguísticos contextualizados para a educação indígena, incluindo jogos, brinquedos, materiais didáticos, contos, músicas e outras produções culturais que valorizem a diversidade e riqueza das culturas indígenas.
- Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares;
- Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.