- Analisar as políticas e práticas educativas voltadas para as infâncias indígenas, incluindo políticas de educação intercultural, programas de educação infantil, projetos pedagógicos comunitários e estratégias de valorização da língua e cultura indígenas.
- Estudar os processos de desenvolvimento infantil nas comunidades indígenas, incluindo aspectos físicos, cognitivos, sociais, emocionais e espirituais, e suas interações com o contexto cultural, ambiental e comunitário em que as crianças estão inseridas.
- Promover a valorização e preservação da cultura e língua indígenas no contexto da educação infantil, reconhecendo sua importância para a construção da identidade, autoestima e pertencimento das crianças indígenas, e para o fortalecimento das comunidades como um todo.
- Promover práticas pedagógicas sensíveis e contextualizadas para as infâncias indígenas, respeitando seus conhecimentos, saberes, rituais, brincadeiras e formas de aprendizagem tradicionais, e valorizando sua participação ativa e protagonismo no processo educativo.
- Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares;
- Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.