Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação, desenvolvimento e infâncias indígenas ( PII17028 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
50
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Analisar as políticas e práticas educativas voltadas para as infâncias indígenas, incluindo políticas de educação intercultural, programas de educação infantil, projetos pedagógicos comunitários e estratégias de valorização da língua e cultura indígenas. - Estudar os processos de desenvolvimento infantil nas comunidades indígenas, incluindo aspectos físicos, cognitivos, sociais, emocionais e espirituais, e suas interações com o contexto cultural, ambiental e comunitário em que as crianças estão inseridas. - Promover a valorização e preservação da cultura e língua indígenas no contexto da educação infantil, reconhecendo sua importância para a construção da identidade, autoestima e pertencimento das crianças indígenas, e para o fortalecimento das comunidades como um todo. - Promover práticas pedagógicas sensíveis e contextualizadas para as infâncias indígenas, respeitando seus conhecimentos, saberes, rituais, brincadeiras e formas de aprendizagem tradicionais, e valorizando sua participação ativa e protagonismo no processo educativo. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Estudo transversal sobre as infâncias e o cotidiano da criança indígena por meio de reflexões teóricas sobre a construção das infâncias, do pensamento infantil e dos diferentes aspectos do cotidiano nos processos do desenvolvimento e da aprendizagem.  Problematizações sobre a educação das crianças indígenas em diferentes contextos: familiar, social e escolar. Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;

Bibliografia
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.  BASSEDAS, E; HUGUET, T; SOLÉ, I. (2011). Aprender a ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre, Artmed.  OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia; KISHIMOTO, Tizuko; PINAZZA, Mônica. Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. 

Bibliografia Complementar
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2012. DE FARIA, Ana Lúcia Goulart;  FALK, Judite. Abordagem Pikler: educação infantil. Coleção PRIMEIRA INFANCIA: EDUCAR DE 0 A 6 ANOS. São Paulo: Editora e Livraria Omnisciência, 2016.  HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.  MELO, Suely Amaral. Territórios da Infância: linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para crianças pequenas. Araraguara/SP: Junqueira&Marin, 2014.  RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emília: escutar, investigar e aprender. Trad: Vania Cury. 4ª ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2017.  
Carregando...