- Analisar criticamente os materiais didáticos existentes destinados à educação indígena, avaliando sua adequação cultural, linguística, pedagógica e contextual, e identificando lacunas e oportunidades de melhoria.
- Explorar e aplicar métodos participativos de desenvolvimento de materiais didáticos, envolvendo as comunidades indígenas no processo de criação, adaptação e validação de recursos educacionais, garantindo sua pertinência e relevância aos estudantes das escolas indígenas.
- Promover a produção de materiais didáticos contextualizados e culturalmente vinculados para a educação indígena, considerando as línguas, culturas, tradições e modos de vida das comunidades indígenas.
- Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares;
- Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.