Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Projetos de Etnodesenvolvimento do Território Indígena (PETI) V: Laboratório Análise e produção de materiais didáticos ( PII17030 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
40
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Analisar criticamente os materiais didáticos existentes destinados à educação indígena, avaliando sua adequação cultural, linguística, pedagógica e contextual, e identificando lacunas e oportunidades de melhoria. - Explorar e aplicar métodos participativos de desenvolvimento de materiais didáticos, envolvendo as comunidades indígenas no processo de criação, adaptação e validação de recursos educacionais, garantindo sua pertinência e relevância aos estudantes das escolas indígenas. - Promover a produção de materiais didáticos contextualizados e culturalmente vinculados  para a educação indígena, considerando as línguas, culturas, tradições e modos de vida das comunidades indígenas. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Tempo Universidade: Integração dos temas do tempo aldeia a cada uma das disciplinas do semestre letivo. Tempo comunidade : Abordagens teórico-metodológicas na Educação Escolar indígena: concepções indígenas sobre gerações, suas relações e processos de ensino e aprendizagem. Cartografia social (Dimensões físicas, de infraestruturas, econômicas, políticas e sociais dos territórios. Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;

Bibliografia
BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997, 191 p. GIDO, Jack;CLEMENTS, James P. Gestão de projetos. São Paulo: Thomson, 2007. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciênciauniversal.29ªed. Rio de Janeiro:Record,2019  

Bibliografia Complementar
BONSIEPE, Gui. Design como prática de projeto. São Paulo, SP: Blucher, 2012. __________. Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq, 1984. BROWN, Tim. Design thinking:uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus: Elsevier, 2010. CAVALCANTI, Marilda. Estudos sobre educação bilíngue e escolarização em contextos de minoria lingüística no Brasil. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/JcJDbkyVZxZPHnJXJrDyWYn/ . Acesso em 30 nov. 2023. MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. 3. ed. São Paulo,SP: Martins Fontes, 2015. __________. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997. PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Ed. Blucher, 2008.
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