Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Literatura Indígena ( PII17025 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Proporcionar aos estudantes o conhecimento e apreciação das narrativas indígenas, explorando sua diversidade temática, estilos narrativos, simbolismos e suas contribuições para a compreensão da cosmovisão e identidade das comunidades indígenas. - Contextualizar as obras literárias indígenas dentro de seus contextos históricos, culturais, sociais e políticos específicos, destacando suas conexões com as tradições orais, práticas rituais, modos de vida e lutas por reconhecimento e direitos. - Desenvolver habilidades críticas para analisar representações indígenas na literatura, mídia e outras formas de expressão cultural, identificando estereótipos, preconceitos e discursos coloniais, e promovendo uma representação mais autêntica e respeitosa das culturas indígenas. - Explorar uma variedade de gêneros e formas literárias presentes nas culturas indígenas, incluindo mitologia, contos, poesia, teatro, crônicas e literatura contemporânea, ampliando o repertório literário dos estudantes e sua compreensão da diversidade literária indígena.  

Ementa
Literatura oral, escrita, visual ou multissemiótica/multimodal: historicidade e produção de sentidos. Discurso, dialogia e polifonia no texto literário indígena e indigenista. Literaturas indígenas: alteridade, identidades, memória e sociedade. Múltiplos gêneros das literaturas indígenas e indigenistas. Literatura brasileira de temática indígena: estereótipos coloniais e a auto representação indígena. Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Bibliografia
ALMEIDA, Maria Inês de. Ensaios sobre a literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 1999. 228 p. (Tese de Doutorado) BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. COUTINHO, Afrânio. O processo de descolonização literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, Maria Inês de. Desocidentada: experiência literária em terra indígena. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009. BEZERRA, Paulo. Gonçalves Dias: o resgate do nacional. In: HELENA, Lucia (Org.). Nação- invenção: ensaios sobre o nacional em tempos de globalização. Rio de Janeiro: contra capa, CNPQ, 2004. CAMPOS, Haroldo de. “Iracema: uma arqueografia de vanguarda”. In. Metalinguagem & outras metas: ensaios de teoria e critica literária. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992. CANDIDO, Antonio. A Formação da Literatura Brasileira (momentos decisivos). Rio de Janeiro: Ouro sobre o azul, 2006. RICUPERO, Bernardo. O Romantismo e a idéia de nação no Brasil, 1830-1870. Prefácio de CéliaN. Galvão Quirino. São Paulo: Livraria Editora Martins Fontes, 2004.  
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