Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História da Educação (Escolar) Indígena no Brasil ( PII17026 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Estudar as histórias das instituições escolares destinadas às populações indígenas no Brasil, incluindo escolas missionárias, escolas indígenas, escolas públicas e outros modelos educacionais, analisando sua organização, currículos, práticas pedagógicas e impactos na vida das comunidades indígenas. - Resgatar e valorizar as experiências educacionais indígenas tradicionais, incluindo métodos de transmissão de conhecimentos, práticas de ensino e aprendizagem, papéis dos líderes comunitários e anciãos, e sua relevância para a construção da identidade e autonomia das comunidades indígenas. - Refletir sobre as formas de resistência, mobilização e lutas das comunidades indígenas em defesa de uma educação escolar que respeite e valorize suas línguas, culturas, conhecimentos e territorialidades, reconhecendo a importância dessas lutas para a afirmação dos direitos indígenas no campo educacional.

Ementa
Resgate histórico das lutas educacionais pelos povos indígenas. As diferentes perspectivas e inovações metodológicas no ensino e na pesquisa historiográfica considerando as identidades indígenas. Analise das fontes documentais orais, escritas e iconográficas sobre história dos povos indígenas no Brasil e no Espírito Santo. O estudo da historia na realidade educacional indígena e produção de material didático para escolas indígenas e não indígenas.

Bibliografia
BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Povos Indígenas e Ensino de História: a Lei nº 11.645/2008 como caminho para a interculturalidade. BARROSO, Vera Lucia Maciel [et  al.].  Ensino  de História: Desafios Contemporâneos. Porto Alegre: Est, 2010. CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.  GOBBI, Izabel. Desafios do ensino sobre indígenas nas escolas: uma reflexão a partir dos livros didáticos de história. Cadernos do Leme 2.2, 2011.  

Bibliografia Complementar
EISENBERG, José. As Missões Jesuíticas e o Pensamento Moderno. Encontros culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. FAUSTO, Carlos. Os índios antes do Brasil. Zahar, 2000. MONTEIRO,John. Tupis, Tapuias e Historiadores: estudos de história indígena e do indigenismo. Tese de Livre-Docência, IFCH-Unicamp, 2001. NOELLI, Francisco Silva. "As hipóteses sobre o centro de origem e rotas de expansão dos Tupi". Revista de antropologia (1996): 7-53. PEROTA, Celso. Os Tupiniquim no Espírito Santo, CS, UFES, 1981. TEAO,KalnaMareto, LOUREIRO, Klítia. História dos Índios do Espírito Santo. Publicação Lei Rubem Braga, PMV, 2009.
Carregando...