Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Línguas Maternas II ( PII17021 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Desenvolver a proficiência linguística dos estudantes  nas línguas maternas indígenas, incluindo habilidades de compreensão oral, expressão oral, leitura e escrita. - Fortalecer a identidade cultural dos estudantes por meio do domínio e uso ativo das línguas maternas indígenas, conectando-os com suas tradições, valores, conhecimentos e formas de expressão cultural. - Desenvolver materiais e recursos linguísticos adequados e culturalmente relevantes para o ensino e aprendizagem das línguas maternas indígenas, incluindo livros didáticos, materiais audiovisuais, jogos educacionais e aplicativos de aprendizagem. - Promover o envolvimento ativo da comunidade na promoção e revitalização das línguas maternas indígenas, incluindo pais, líderes comunitários, anciãos e outros membros da comunidade, como guardiões do conhecimento linguístico e cultural.

Ementa
Línguas indígenas: conceituações e múltiplas possibilidades de inserção. As inserções genética, areal, tipológica, cultural, social e política

Bibliografia
CUNHA, Rodrigo Bastos. Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil. In: Educar (Curitiba), n. 32, p. 143-159, 2008.  HENTZ, Maria Izabel de Bortoli. Formando professores indígenas: o direito à língua como ação política. In: Fórum Linguístico(Florianópolis), v. 10, n. 4, p. 279-290, out./dez. 2013.  PIMENTEL da SILVA, M. S. “A educação na revitalização da língua e da cultura Karajá na aldeia de Buridina”. Revista do Museu Antropológico. Goiânia, v. 1, n. 1, 2000. p. 65-73. 

Bibliografia Complementar
ALFARO, Consuelo. As políticas linguísticas e as línguas ameríndias. Liames, n. 1, p. 31-41, 2001.  BAXTER, A. N.; LUCCHESI, D. A relevância dos processos de pidginização e crioulização na formação da língua portuguesa no Brasil.In: Estudos linguísticos e literários (Salvador), v. 19, p. 65-84, 1997.  FREIRE, B. R. J.; ROSA, C. M. (Org.). Política Linguística e Catequese na América do Sul no Período Colonial. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2003.  ORLANDI, E. P. (Org.). Política Linguística na América Latina. Campinas: Pontes, 1988.  TARALLO, F.; ALKMIM, T. Falares crioulos. Línguas em contato. São Paulo: Ática, 1987.  
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