Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Currículo Intercultural ( PII17022 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Analisar criticamente as políticas educacionais relacionadas ao currículo intercultural, identificando seus objetivos, abordagens, desafios e implicações para a promoção da equidade e da diversidade cultural. - Desenvolver as competências necessárias para a concepção, implementação e avaliação de currículos interculturais, considerando as necessidades, interesses e contextos culturais dos estudantes. - Promover a integração de perspectivas culturais diversas nos currículos escolares, reconhecendo e valorizando a pluralidade de identidades, histórias, conhecimentos e expressões culturais presentes na sociedade. - Desenvolver práticas pedagógicas que promovam a interação, a reflexão crítica e a aprendizagem colaborativa entre estudantes de diferentes origens culturais, favorecendo o desenvolvimento de competências interculturais.  

Ementa
Currículos, culturas e práticas: concepções curriculares. Teorias curriculares. Currículo, saberes indígenas e conhecimento escolar. Currículo: etnia, raça e nação e implicações.  Currículo intercultural. Currículos, tecnologias e desafios: saberes ancestrais e contemporâneos.  

Bibliografia
ANDRADE, Marcelo (org.). A diferença que desafia a escola: a prática pedagógica e a perspectiva intercultural; Rio de Janeiro: Quartet, 2009. CANDAU, Vera Maria. Pedagogias decoloniais e interculturalidade: insurgências. São Paulo: Novamerica e Apoena, 2020. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz. O Jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos; Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Bibliografia Complementar
APPLE, M. W, Educação e poder, Porto Alegre : Artes Médicas, 1989. _____________Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 1982. FORQUIN, J. C. Escola e Cultura. Aas bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar (1987). Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. CANDAU, Vera Maria (Org.). Interculturalizar, decolonizar, democratizar: uma educação “outra”? 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia. 48ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.  GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (org.). As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.  TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2002a. 325p.  _________, Os Professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In: CANDAU, Vera. M. (Org). Didática, Currículo e Saberes Escolares. X Endipe. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002b, pp. 112 -128. 
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