Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Cosmologias indígenas ( PII17019 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Promover estudos acerca das diferentes cosmologias indígenas presentes em diversas culturas ao redor do mundo, incluindo suas visões sobre a origem do universo, a relação entre seres humanos e natureza, o papel dos ancestrais e dos espíritos, e concepções de tempo e espaço. - Contextualizar as cosmologias indígenas dentro de seus contextos históricos, culturais, geográficos e sociais específicos, reconhecendo a diversidade de tradições e a influência de fatores externos, como o contato com outras culturas e processos de colonização. - Valorizar e reconhecer a sabedoria ancestral presente nas cosmologias indígenas, destacando sua importância como fonte de conhecimento sobre a relação harmoniosa entre seres humanos, meio ambiente e esferas espirituais. - Estimular uma reflexão crítica sobre as representações das cosmologias indígenas na mídia, na academia e na sociedade em geral, combatendo estereótipos, preconceitos e visões exotizadas e promovendo uma compreensão mais autêntica e respeitosa dessas tradições.

Ementa
As narrativas históricas e mitológicas indígenas. As diferentes concepções de homem, natureza e sociedade nas cosmologias indígenas. As várias concepções para a relação entre natureza/cultura/sobrenatureza.

Bibliografia
AFONSO, Germano Bruno. As constelações indígenas brasileiras. Observatórios Virtuais (2006). DE MELLO, Flávia Cristina, SOARES Jules Batista, KERBER Leandro de Oliveira. Astronomia e educação intercultural: experiências no ensino de astronomia e ciências em escolas indígenas. Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – Rio de Janeiro – 2011. SEVERINO Filho, João, JANUÁRIO Elias R. da Silva. Os marcadores de tempos indígenas e a etnomatemática: a pluralidade epistemológica da ciência.(37-70). Zetetiké: Revista de Educação Matemática 19.35 (2011).  

Bibliografia Complementar
AFONSO, Germano (2006) Astronomia Indígena. In Educação Escolar Indígena – Cadernos Temáticos. Secretaria de Estado de Educação. DEF/CEEI, Curitiba. BARBOSA, Priscila Faulhaber. Curt Nimuendaju, o conhecimento do céu ticuna/magütae a observação do céu. I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia–Rio de Janeiro–2011, pp.1-9. CADOGAN, Leon [1949] (1987) AyvuRapita. Revista de Antropologia. São Paulo: EdUSP. CAMPOS, M. Sociedades e Natureza: Da etnociência à etnografia de saberes e técnicas. http://www. sulear. com.br/texto04.(1995). MELLO, Flávia C. de.; SOARES, J. B. e KERBER, L. O. (2011) Reflexões sobre Etnoastronomia Guarani. Trabalho apresentado no IX Simpósio Internacional Oxford sobre Arqueoastronomia,Lima.  
Carregando...