Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História das Populações Indígenas do Brasil e do Espírito Santo ( PII17020 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Mapear a história das populações indígenas do Brasil e no Espírito Santo, desde os períodos pré-coloniais até os dias atuais, destacando suas culturas, sociedades, modos de vida, resistência e transformações ao longo do tempo. - Refletir sobre as questões de identidade e pertencimento das populações indígenas do Brasil e do Espírito Santo, considerando as diferentes formas de auto identificação, as narrativas históricas e as lutas pela afirmação e reconhecimento de direitos indígenas. - Discutir as políticas indigenistas adotadas no Brasil e no Espírito Santo ao longo da história, incluindo políticas de integração, proteção, tutela, demarcação de terras indígenas e políticas de saúde e educação indígena. - Promover o diálogo intercultural entre as populações indígenas, pesquisadores, educadores e a sociedade em geral, visando o reconhecimento, respeito e valorização da diversidade cultural e dos conhecimentos indígenas.

Ementa
Movimentos indígenas no Brasil e no Espírito Santo: contextos de emergência, trajetórias e conquistas. Da Colônia ao Império: o Diretório dos índios, a Constituição de 1823, a Lei das terras de 1850. Terra, trabalho, colonização e resistência indígena no Brasil e no Espírito Santo. O lugar dos indigenas na construção da identidade nacional. 

Bibliografia
ALBERT, Bruce & RAMOS, Alcida (orgs.), Pacificando o Branco: cosmologias do contato no Norte Amazônico, São Paulo: Ed. Unesp, 2002.  CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.  LIMA, Antonio Carlos de Souza. Um Grande Cerco de Paz. Poder Tutelar, Indianidade e Formação do Estado no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1995. 

Bibliografia Complementar
MELIÀ, Bartomeu. El Guaraní Conquistado y Reducido. Asunción, Universidad Católica, 1988, pp. 93-120.  MONTEIRO,John. Tupis, Tapuias e Historiadores: estudos de história indígena e do indigenismo. Tese de Livre-Docência, IFCH-Unicamp, 2001. MOREIRA, Vania Maria Losada. Nem selvagens nem cidadãos: os índios da vila de Nova Almeida e a usurpação de suas terras durante o século XIX.  UFES,História, 2002. _________. “Terras indígenas do Espírito Santo sob o regime territorial de 1850”. Revista Brasileira de História 22.43 (2002): 153-169.  TEAO, Kalna Mareto. Arandu Renda Reko: a vida da escola guarani Mbya. Espaço Ameríndio 2.2 (2008): 83. SCHUBERT, Arlete. M.P. Lutas territoriais Tupinikim. Saberes e lugares conhecidos. Editora Universidade Federal do Espírito Santo.  
Carregando...