Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tecnologias e Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem ( PII17014 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Explorar as tecnologias digitais disponíveis e suas potenciais aplicações na educação escolar indígena, incluindo computadores, dispositivos móveis, internet, softwares educacionais e objetos digitais de aprendizagem. - Promover a integração entre tecnologia e cultura na educação indígena, valorizando e fortalecendo os conhecimentos tradicionais, práticas culturais e línguas maternas das comunidades indígenas por meio de recursos digitais. - Avaliar e monitorar o impacto das tecnologias e objetos digitais de ensino e aprendizagem na educação escolar indígena, identificando boas práticas, desafios e oportunidades de melhoria contínua considerando as limitações de infraestrutura, recursos financeiros e questões ambientais nas comunidades indígenas.

Ementa
Tecnologia e vida social dos povos. O impacto da tecnologia na cultura. As tecnologias e as transformações nos modos de produzir, viver, sentir, perceber e pensar das sociedades indígenas. Fronteiras entre a técnica e a política, a natureza e a cultura, segundo diferentes grupos e povos. Tecnologia e transmissão de conhecimento em sociedades indígenas e não indígenas.

Bibliografia
ARAÚJO, Hermetes Reis de. Tecnociência e Cultura: ensaios sobre o tempo presente. São Paulo:Estação Liberdade, 1998. DE LARGY HEALY, Jessica. Do trabalho de campo ao arquivo digital: performance, interação e Terra de Arnhem, Austrália. Horiz. antropol., Jun 2004, vol.10, no.21, p.67-95. ISSN 0104-7183. LEVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. SP: Papirus, 1989.

Bibliografia Complementar
FONSECA, Claudia; ROHDEN, Fabíola; MACHADO, Paula Sandrine. Ciências na Vida: antropologia da ciência em perspectiva. SP: Editora Terceiro Nome. INGOLD, Timothy. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, PortoAlegre, v. 33, n. 1, p. 6-25, jan./abr. 2010. MURA, Fabio. De sujeitos e objetos: um ensaio crítico de antropologia da técnica e da tecnologia. Horizontes Antropológicos, v. 17, n. 36, p. 95-125, 2011. TADEU DA SILVA, T. (org.). Antropologia do ciborgue. BH: Autêntica, 2000. TARDE, Gabriel. Monadologia e sociologia e outros ensaios. SP: Cosac Naify, 200 SAHLINS, M. A sociedade afluente original (1972). In: Cultura na prática. RJ: Editora UFRJ, 2007,p. 105-152
Carregando...