Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Produção do Conhecimento e Interculturalidade: Etnoconhecimento e Epistemologias Indígenas ( PII17013 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Ampliar os estudos e discussões sobre o etnoconhecimento indígena como uma forma legítima de produção de conhecimento, destacando sua riqueza, diversidade e relevância para a compreensão e resolução de questões contemporâneas. - Promover o diálogo intercultural entre epistemologias indígenas e epistemologias ocidentais por meio de troca equitativa de conhecimentos, perspectivas e práticas entre diferentes tradições de sabedorias populares. - Analisar estudos de caso e exemplos concretos de como o etnoconhecimento e as epistemologias indígenas têm sido aplicados em diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente e justiça social.

Ementa
Tradições de conhecimento (mitologia, filosofia, ciência) e suas relações históricas. Dominação e assimetria, interdependência e diálogo entre diferentes formas de produção e aplicação do conhecimento. A interculturalidade: desafio político - pedagógico e orientações teórico metodológicas.  

Bibliografia
FLUERI, Reinaldo Matias (org.) Educação Intercultural: mediações necessárias. Porto Alegre DP&A, 2003.  MONTE, Nietta Lindenberg. Os outros, quem somos? Formação de professores indígenas e identidades interculturais. Cadernos de pesquisa 111 (2000): 7-29.  OLIVEIRA, Luiz Fernandes de ; CANDAU, Vera Maria Ferrão . Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil . Educação em Revista . Belo Horizonte. V. 26. N.01. Abr.2010. p.15-40.   

Bibliografia Complementar
COLLET, Celia Leticia Gouvêa. Interculturalidade e educação escolar indígena: um breve histórico. In: GRUPIONI, L. Donisete Benzi. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília SECADI/MEC, 2006.  DE PAULA, Eunice Dias. A interculturalidade no cotidiano de uma escola indígena. Cadernos Cedes, ano XIX 19.49 (1999): 88.  LÉVI-STRAUSS, Claude. “O encontro do mito e da ciência”, “Pensamento primitivo‟ e Mente civilizada”. In. Mito e Significado. Lisboa: Edições 70, 1978. pp. 17-39.   MONTEIRO,John. Tupis, Tapuias e Historiadores: estudos de história indígena e do indigenismo. Tese de Livre-Docência, IFCH-Unicamp, 2001. TEAO, Kalna Mareto. Arandu Renda Reko: a vida da escola guarani Mbya. Espaço Ameríndio 2.2 (2008): 83.
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