Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Projetos de Etnodesenvolvimento do Território Indígena (PETI) II: História dos Povos Indígenas na América Latina. ( PII17015 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
40
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Realizar a cartografia social dos territórios dos povos originários latino-americanos, suas vivências e resistências; - Compreender a relação entre multiculturalismo e sociedades plurais; - Identificar processos históricos de resistências indígenas na América Latina. - Articular os aspectos técnico-científicos com os aspectos pessoais e sociais, promovendo diálogos entre saberes acadêmicos e saberes tradicionais e, ao fazê-los, envidar esforços no sentido de reconhecimento dos saberes dos mestres tradicionais e populares; - Relacionar de forma dialógica com a sociedade na interação do conhecimento e da experiência acumulados na academia com o saber popular, em estreita articulação com organizações sociais.

Ementa
Tempo Universidade: Integração dos temas do tempo aldeia a cada uma das disciplinas do semestre letivo. Tempo aldeia : Culturas indígenas latino-americanas. Sociedades plurais. Multiculturalismo. Resistências indígenas. Cartografia social (Dimensões físicas, de infraestruturas, econômicas, políticas e sociais dos territórios). Prática extensionista: realizará por meio de projeto de extensão registrado no Portal de Projetos da Proex/Ufes, onde os/as estudantes matriculados/as serão componentes da equipe executora, sob responsabilidade do/a docente que assumir a disciplina;

Bibliografia
BÁRCENAS, Francisco López. Autonomías indígenas en América: de la demanda de reconocimiento a su construcción. 2008. Disponível em https://www.cetri.be/Autonomias-Indigenas-en-America-de?lang=fr . Acessado em 29 nov. 2023. LIMA, A. C. S.; CARVALHO, L. F. S. Interculturalidade(S) : Das Retóricas Às Práticas. Uma Apresentação. IN: LIMA, A. C. S.; CARVALHO, L. F. S.; RIBEIRO, G. L. (org.). Interculturalidade(s): entre ideias, retóricas e práticas em cinco países da América Latina.  Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Antropologia; Contra Capa, 2018. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização : do pensamento único à consciênciauniversal.29ªed. Rio de Janeiro:Record,2019

Bibliografia Complementar
ACOSTA, Luis Beltran. El pensamiento revolucionario del Cacique Guaicaipuro. Caracas: Ediciones Akurima.2008. EISENBERG, José. As Missões Jesuíticas e o Pensamento Moderno. Encontros culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. FAUSTO, Carlos. Os índios antes do Brasil. Zahar, 2000. NEVES, Eduardo Góes. Os índios antes de Cabral: arqueologia e história indígena no Brasil. in A temática indígena na escola - novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995. NOELLI, Francisco Silva. "As hipóteses sobre o centro de origem e rotas de expansão dos Tupi". Revista de antropologia (1996): 7-53. PEROTA, Celso. Os Tupiniquim no Espírito Santo, CS, UFES, 1981. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “A história em outros termos: palavras indígenas”. In: C. A. Ricardo. Povos Indígenas no Brasil (1996-2000). São Paulo: Instituto Socioambiental, 2000.
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