Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologias de Pesquisa em Educação em Contextos Interculturais ( PII17012 )
Unidade:
Curso em Criação - Pedagogia Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Reconhecer a Pesquisa Educacional como um processo cujo movimento expressa sentidos e significados historicamente constituídos a partir de diferentes concepções acerca do papel da escola em uma sociedade marcada por opressões de gênero, raça e classe, entre outras; - Tecer reflexões acerca do papel da pesquisa educacional na educação intercultural enquanto um movimento de superação do lugar academicamente constituído pela produção de saberes tradicionalmente impostos às populações subalternizadas na sociedade capitalista; - Reconhecer o papel dos projetos de educação intercultural como instrumentos importantes no acesso, permanência e êxito de estudantes na Educação Básica.  

Ementa
A pesquisa educacional como parte das pesquisas sociais: a. Pesquisar vai além de medir: diferenças conceituais, aplicações e pressupostos inerentes aos conceitos de quantitativo e qualitativo em pesquisas educacionais; b. AvançA pesquisa educacional como parte das pesquisas sociais: a. Pesquisar vai além de medir: diferenças conceituais, aplicações e pressupostos inerentes aos conceitos de quantitativo e qualitativo em pesquisas educacionais; b. Avanços e limites inerentes aos ditames das pesquisas tradicionais denominadas como ‘qualitativas’.  As fases da pesquisa de campo em pesquisas educacionais: a. Definindo o objeto de estudo; b. Elaboração de marco teórico; c. Instrumental Teórico-Metodológico para o desenvolvimento de pesquisas de campo: etnografia, pesquisa participante, pesquisa ação, estudo de caso, histórias de vida, narrativas, autobiografia, pesquisas com imagens e corporeidade, catalogação de bens culturais; d. Seleção e análise de fontes primárias ou secundárias para a pesquisa; e. Instrumentos e métodos de construção de dados para o desenvolvimento de pesquisas educacionais; f. Instrumentos e métodos de análise de dados para o desenvolvimento de pesquisas educacionais e o uso do caderno de realidade; g. Apresentação de resultados de pesquisa. O desenvolvimento de pesquisas educacionais subsidiadas pelos referenciais teóricos da Educação Multicultural: a. Desenvolvimento, acompanhamento e apresentação de projetos da educação intercultural desenvolvidos nas realidades docentes a partir do caderno de realidade.  

Bibliografia
CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011. LUCIANO, Gersem J. S. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Coleção Educação para todos. Brasília: MEC/Secad; LACED/Museu Nacional. 2006. SOUZA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia de pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

Bibliografia Complementar
ALTMANN, Lori; ZWETSCH, Roberto Ervino. Interculturalidade como espaço de construção de relações interétnicas decoloniais: reflexões a partir de projeto de extensão em escolas públicas. Expressa Extensão. ISSN 2358-8195, v. 26, n. 3, p. 93-103, SET-DEZ, 2021. FLEURI, Reinaldo Matias. Desafios educacionais nas fronteiras da democracia: aprender com a reexistência dos povos ancestrais de Abya Yala. Encontros Teológicos. Florianópolis. v.36, n.3 p. 639-660 Set.-Dez. 2021; MARQUES, W. O quantitativo e o qualitativo na pesquisa educacional. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior. v. 2. n.3 p. 19 - 23. 1997. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2009. SANTOS FILHO, José Camilo; GAMBOA, Silvio Sanchez (org). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 8 ed. São Paulo. Cortez, 2013.
Carregando...