Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Italiano 8: Estudos Gramaticais Avançados I ( LET12879 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
 Mostrar aos alunos as contribuições dos estudos e das análises contrastivas entre as línguas portuguesa e italiana;  Entender o conceito de interlíngua;  Relacionar os aspectos da opacidade e da transferência lexical;  Identificar as falsas analogias e as afinidades ambíguas.

Ementa
Estudo e análise contrastiva de estruturas em que ocorre a maior interferência do português na aprendizagem do italiano. Ênfase na correção de desvios persistentes na produção em língua italiana nos níveis ortográfico, oral (pronúncia), morfossintático e léxico.

Bibliografia
BUDINI, P. Amici ma non troppo. São Paulo: Martins Fontes, 2002. LUPERI, F. Dicionário das pequenas diferenças entre o idioma italiano e o português falado no Brasil. São Paulo: Franco Luperi, 2004. FREITAS, Paula Garcia de. Ensinar italiano para brasileiros: dificuldades e facilidades. Disponível em: <http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_010/artigos/artigos_vivencias_10/l10.htm>. Acesso em 09 maio 2016.

Bibliografia Complementar
DE FINA, A. Interferenza di sistemi linguistici e culturali nell’italiano. Atti Del X Congresso Internazionale A I P I. Malta 3 – 6 sett 1992. ––––––. Attrito linguistico nell’italiano di immigranti di prima generazione in Messico. In L’italiano oltre frontiera. V Convegno Internazionale, Leuven, 1988. Vol. II, 153-171. Leuven: Leuven University Press, 2000. RIBEIRO, J. F. M. Principais dificuldades do aluno brasileiro no aprendizado do italiano, 2007 Disponível em: < www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/8822/8207>. Acesso em 04 de fevereiro de 2016. TRAIANO, S. M. A análise dos procedimentos de trasfer no processo de aprendizagem do italiano LE por alunos lusófonos. Rio de Janeiro, 2009. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) – Faculdade de Letras Neolatinas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. ZAPPALÀ, M. P. Errori portoghesi nell’apprendimento dell’italiano. In: Glottodidatticamente: rivista telematica, numero 5. Catania, 2009. Disponível em:<http://www.flingue.unict.it/glottodidatticamente/index.php?sez=articolo&id=35>. Acesso em 10 de fevereiro de 2010.
Carregando...